Saber como tocar gaita é uma experiência gratificante porque há uma variedade de gêneros musicais nos quais você pode tocar o instrumento. Tocar gaita parece algo tão natural quanto respirar. A seguir estão algumas dicas úteis sobre como tocar gaita.
Música country folk
Escolha um tipo. Os tipos mais comuns de gaita são cromática e diatônica. A gaita cromática possui um conjunto completo de 16 notas e é utilizada na música clássica, pop e jazz. A gaita diatônica tem apenas 10 notas, mas por meio do uso de técnicas como flexão, as notas que faltam podem ser tocadas. Esse tipo de gaita é ouvido no blues, na música country e no rock.
Aprenda a respirar. Tocar gaita faz bem aos ouvidos e também aos pulmões. Ao contrário da maioria dos instrumentos de sopro, a gaita pode ser tocada não apenas expirando, mas também inspirando. Na verdade, ao tocar gaita, sua inspiração é chamada de puxada, enquanto a expiração é chamada de sopro. Tocar gaita requer que você respire forte e corretamente usando o diafragma. Você poderia dizer que está fazendo a respiração diafragmática fazendo este teste simples: coloque a mão na barriga enquanto respira fundo e expira. Quando sua mão se move para fora e depois para dentro, você está pronto para tocar a gaita. Lembre-se de colocar a gaita mais longe na boca para torná-la mais fácil de tocar.
Jogue corretamente. A maneira correta de segurar a gaita é segurando-a pelas pontas e os números que marcam os orifícios são visíveis. Você toca desenhando e soprando pelo bocal. As notas mais baixas estão no lado esquerdo e, conforme você se move para a direita, a afinação aumenta em meio tom. Ao fazer isso, você ouviria um acorde; por exemplo, se você tocasse a tecla C, ouviria as notas C, E e G simultaneamente. Domine a coordenação de seus lábios, boca e garganta. Para que soe melhor, lembre-se de limpar a gaita quando não estiver usando, sacudindo a saliva que chega até os juncos.
Desempenho real da música
A prática leva à perfeição. Na prática, é melhor que você comece com o básico, como respiração adequada e posições adequadas das mãos. Além disso, você pode começar tocando notas simples antes de avançar para as melodias. Se você os domina, pode prosseguir para a criação de acordes e a apresentação da música real. Você também pode experimentar técnicas como flexão (sopro e desenho em notas específicas para produzir uma nota diferente) e vibrato (fazer uma nota ' trêmula '). Você também pode dominar as diferentes posições da gaita (conjunto de notas a serem tocadas em uma determinada escala), como a harpa reta, a harpa cruzada e a harpa inclinada, que produziria uma variedade de sons.
Esteja motivado. Esta é apenas uma introdução básica para tocar gaita, e o caminho para a perfeição tocando gaita é incrivelmente infinito. Divirta-se procurando seminários, tutoriais e performances ou praticando e atuando sozinho. É garantido que será uma experiência incrivelmente boa.