Como jogar gaita?

Você deve ser capaz de tocar uma escala de Dó maior desta maneira
Usando os buracos de quatro a sete, você deve ser capaz de tocar uma escala de Dó maior desta maneira: no buraco quatro, sopre e desenhe (notas Dó e Ré).

Como todos os instrumentos, as gaitas requerem prática e entusiasmo para serem dominadas. Eles podem ser encontrados em muitos estilos diferentes. A mais comum é a gaita diatônica, às vezes chamada de harpa de blues. Tem um total de dez buracos. Os primeiros quatro buracos são usados para tocar acordes e os próximos seis são usados para tocar notas únicas. Harmônicas diatônicas consistem em uma escala maior básica. Com técnicas mais avançadas, você pode adicionar as notas que não ocorrem na escala. Harmônicas diatônicas vêm em muitas escalas diferentes, variando de muito alto a muito baixo.

Escala cromática inteira

Outro estilo de gaita é a gaita cromática. Esta gaita pode tocar uma escala cromática inteira (todas as notas, incluindo sustenidos e bemóis), usando botões, em vez de tocar uma técnica.

Freqüentemente usados na música asiática, as harmônicas tremolo têm duas fileiras de orifícios que são tocadas simultaneamente para produzir um tom oscilante.

Adquira uma gaita diatônica em uma escala de médio alcance
Para começar, adquira uma gaita diatônica em uma escala de médio alcance, como dó maior.

O último tipo de gaita é a orquestral, que engloba vários tipos usados profissionalmente. Eles usam palhetas de latão para produzir uma gama maior de notas.

  1. Para começar, adquira uma gaita diatônica em uma escala de médio alcance, como dó maior. A maioria das gaitas é relativamente barata, mas você deve gastar o suficiente para que seja fácil de tocar.
  2. Os primeiros dois termos com os quais você precisará se familiarizar são "explodir" e "desenhar". O sopro se refere ao processo de produção de uma nota exalando pela gaita. Desenhar é tocar uma nota inspirando.

    Usando os buracos de quatro a sete, você deve ser capaz de tocar uma escala de Dó maior desta maneira: no buraco quatro, sopre e desenhe (notas Dó e Ré). No buraco cinco, repita este processo (notas E e F). Continue neste padrão para os furos seis e sete. Você acabou de tocar uma escala! Pratique esta escala até que você possa tocá-la facilmente, movendo apenas a gaita para passar de um buraco para o outro, nunca sua cabeça.

  3. Ao tocar essa escala, você está tocando na chamada primeira posição. Tocar notas de sopro na primeira posição em uma gaita diatônica em Dó maior produzirá notas que estão todas dentro do acorde Dó maior. A primeira posição inclui todas as notas de sopro na gama média da gaita.
  4. Uma gaita mais avançada envolve tocar na segunda posição. Isso inclui a maioria das notas desenhadas na extremidade inferior da escala da gaita. Essas notas são todas uma quinta perfeita acima das notas da escala de Dó maior. As notas com uma quinta diferença perfeita sempre soam bem juntas, sem dissonância. Essas notas de segunda posição são mais fáceis de dobrar, e é por isso que a segunda posição é proeminente na música de estilo blues.
  5. Quando estiver confortável com a reprodução de uma única nota na primeira posição, tente dobrar algumas notas na segunda posição. Por causa da maneira como as palhetas estão situadas em uma gaita, as notas só podem ser dobradas para baixo, não para cima. O método usado para dobrar notas é diferente para cada pessoa. Em sua forma mais básica, a dobra consiste simplesmente em mudar o ângulo do ar conforme ele entra na gaita. Experimente e faça o que funcionar para você, depois repita para que se lembre da próxima vez como fez.
  6. Ao aprender a tocar gaita, tenha em mente algumas técnicas básicas de execução de instrumentos. A respiração é sempre feita a partir do diafragma, não do peito. A respiração torácica cria um som fino e fino. Você também pode sustentar a respiração por muito mais tempo se respirar pelo estômago. Se você tiver problemas com isso, fazer alguns exercícios de respiração profunda: inspire para uma contagem de quatro, a verificação para tornar -se de seus expande no estômago, não o seu peito. Em seguida, expire contando até oito, mantendo a quantidade de ar expirada consistente.
  7. A melhor maneira de aprender a improvisar na gaita é ouvir CDs de artistas de sua preferência. Observe como eles improvisam, mas não tente copiá-los. Crie seu próprio estilo.

Existem muitas técnicas mais avançadas para tocar gaita, mas pratique primeiro esses princípios básicos. Quando você se sentir confiante nessas áreas, comece a abordar as coisas mais avançadas. Em breve, você estará tocando com facilidade!

Artigos relacionados
  1. Como tocar bateria de percussão?
  2. Como tocar gaita de foles: música escocesa de gaita de foles?
  3. Como tocar trombeta: Dicas para tocar trombeta?
  4. Como tocar o contrabaixo: Dicas para tocar contrabaixo?
  5. Como tocar bateria?
  6. Como tocar violino?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail