Os belos sons melódicos dos tambores bongô trazem festas e multidões dançantes à mente. Você já se perguntou como aprender esta forma de arte? Bem, é mais fácil do que você pensa. O principal é manter o ritmo e o som; com um pouco de prática, você pode ser um jogador de sucesso.
Países europeus latinos
Os bongôs são basicamente dois tambores: um pequeno e um maior, que são conectados entre si. Eles geralmente são chamados de Bongo ou Percussões Cubanas. O tamanho maior é denominado hembre ou fêmea. O tamanho menor é conhecido como macho ou mach o em espanhol. Os tambores são geralmente feitos de madeira, metal ou uma combinação de outros materiais naturais e sintéticos que são então unidos. Este tipo de música é muito popular nos países da Europa latina e pode ser tocada com as mãos ou com baquetas. O método manual é a opção tradicional.
Você tocará bateria colocando o instrumento entre os joelhos, com o tambor maior apoiado na panturrilha enquanto você está sentado. Você vai bater nas peles com a ponta dos dedos. Dependendo de quais dedos você usa, o som irá variar ligeiramente. Se você bater no tambor no meio, ouvirá um som oco. Bater o instrumento perto da borda produzirá um som rápido e agudo.
Golpe da ponta do calcanhar
Os golpes de bateria usados são o golpe da ponta do calcanhar, o tom aberto, o tapa e o mudo.
O golpe com a ponta do calcanhar envolve bater com a palma da mão no tambor, primeiro batendo na cabeça do tambor.
Para tocar usando o método de tom aberto, você precisará estender os dedos para fora em uma posição confortável e reta. Golpeie o instrumento perto da borda da percussão. Seus dedos devem saltar para trás da cabeça do tambor. Se você precisar ajustar o som, basta ajustar a maneira como segura os dedos.
O método da bofetada envolve um golpe rápido no tambor com a mão aberta, como se você estivesse batendo em alguma coisa.
O tom sem som consiste basicamente em descansar a mão ou os dedos depois de bater no instrumento.
Um dos métodos mais populares de tocar bongô é usar o Martello ou o martelo. Geralmente é tocado de forma semelhante ao tapa, com a mão direita no tambor grande. O pequeno tambor é usado para tons mais suaves. Você usará a ponta do dedo indicador, de preferência na mão direita, e usará o dedo indicador para obter uma batida. O padrão Martello tem o polegar da mão esquerda batendo no tambor pequeno. Em seguida, você moverá os dedos da mão esquerda enquanto bate na borda do tambor com o dedo indicador direito.
É recomendado pelos tocadores de bongô que o iniciante ouça bongô de profissionais como Tito Puente ou Willie Rodriguez, pois isso o ajudará a se familiarizar com as batidas.