Aprender a tricotar é fácil e divertido! O segredo é praticar cada ponto repetidamente até que pareça fácil e, em seguida, passar para o próximo ponto. A melhor coisa sobre aprender a tricotar é que existem apenas dois pontos - todo o resto é apenas uma variação.
Escolha seus materiais. Você precisará de apenas três itens para começar a tricotar - fio, agulhas de tricô e uma agulha de tricô. Uma meada de três gramas de fio penteado é suficiente para aprender a tricotar. Tente evitar cores escuras quando estiver começando, porque é mais difícil perceber seus erros. Quando você estiver mais apto a tricotar, poderá ramificar-se para outros tipos de fios.
A seleção de fios se expandiu dramaticamente nos últimos anos! Agora você pode escolher fios de quase todas as cores ou combinações de cores imagináveis. Você também pode escolher entre fios especiais, como fios para cílios, que darão ao seu projeto uma aparência difusa perfeita para luvas e cachecóis; fios grossos, ideais para suéteres; fio de chenille, que faz um manto aconchegante e confortável; e fios inovadores, perfeitos para o vestuário infantil.
As agulhas de tricô são vendidas aos pares, em alumínio, aço ou madeira. A maioria das pessoas prefere usar alumínio porque são duráveis e têm preços razoáveis. Existem agulhas de tricô curtas, com 25 centímetros de comprimento, e agulhas de tricô longas, com 14 centímetros de comprimento. Existem também agulhas de tricô circulares, que são duas agulhas conectadas por um cabo de plástico. Eles são usados para tricotar projetos redondos sem costuras ou projetos maiores, como afegãos. A última forma de classificar as agulhas de tricô é pelo diâmetro, variando do tamanho 0 (muito pequeno) ao tamanho 13 (muito grande). O tamanho de suas agulhas de tricô determina o tamanho de seus pontos. Para começar a aprender tricô, você vai querer um tamanho 7 ou 8 no comprimento de dez polegadas.
O último item de que você precisa é uma agulha de lã. Esta é simplesmente uma grande agulha de plástico ou metal com um grande olho. Você vai usá-lo para costurar a ponta do tricô de volta no corpo da peça quando terminar.
Lançar. A primeira etapa do tricô é moldar os pontos. Isso cria a fileira de pontos em que todos os outros pontos serão trabalhados. Para lançar os pontos, primeiro você precisa fazer um nó corrediço. Coloque o novelo de lã na mão esquerda e puxe uma cauda de 15 centímetros com a mão direita. Faça um laço enrolando a cauda para a esquerda e depois soltando-a para a direita. Isso lhe dará um loop que se parece um pouco com um pretzel.
Insira uma agulha de tricô no laço do lado direito do pretzel. Se tiver feito corretamente, você conseguirá puxar o fio com firmeza, fazendo um laço na agulha. Certifique-se de que o laço está no eixo, ou na parte longa da agulha, não na ponta. Caso contrário, seus pontos ficarão muito apertados para trabalhar.
Agora, coloque esta agulha na sua mão esquerda, segurando-a na palma da sua mão, com o polegar na parte de baixo e o dedo indicador por cima. Sua mão direita também precisará controlar a tensão do fio. Enrole o fio sob a palma da mão, depois para cima e sobre o dedo indicador. Insira a agulha direita pelo laço e sob a agulha em sua mão esquerda. Use a mão esquerda para segurar as duas agulhas perto das pontas e use a mão direita para pegar o fio e enrolá-lo por baixo e depois por cima da agulha direita. Volte a agulha direita para a sua mão direita e puxe o fio com esta agulha, em seguida, insira a agulha esquerda neste novo ponto e deslize a agulha direita para fora. Parece uma maneira muito complexa de descrever um ponto muito fácil, mas depois de fazer isso algumas vezes, ele começará a fazer sentido.
Continue a lançar até que a agulha esteja cheia ou até que você se sinta confortável com esta etapa. Você pode recomeçar, se quiser, removendo todos os pontos da agulha esquerda e puxando a ponta do fio. Eles devem se desfazer facilmente. Do contrário, você pode estar puxando o fio com muita força, o que cria muita tensão em seu trabalho. Para uma demonstração visual do elenco, consulte o site Needlepointers.
Ponto de malha.Boas notícias - agora que você já domina a fundição, já conhece o ponto de malha! Faça trinta ou quarenta pontos e coloque esta agulha em sua mão esquerda. Insira a agulha direita no primeiro ponto, de frente para trás. Enrole o fio por baixo e depois por cima da agulha certa. Quando você está lendo um padrão de tricô, esta etapa é conhecida como yarn over, às vezes abreviada como yo. Puxe o fio com a agulha certa. Em seguida - e isso é diferente de lançar - deslize o primeiro laço que está na agulha para fora. Agora você deve ter um ponto a menos na linha de fundição e um novo ponto na agulha direita. Repita esta etapa para várias linhas. Lembre-se de trocar as agulhas de uma mão para a outra no final de cada carreira. Continue até se sentir confortável com o ponto de malha.
Ponto Purl. O ponto purl é semelhante ao ponto de malha. No entanto, em vez de deslizar a agulha direita. sob a agulha esquerda da frente para trás, você precisará deslizar da direita para a esquerda, na frente da agulha esquerda. Faça isso para o primeiro ponto na agulha esquerda. Enrole o fio para cima e sobre a agulha na frente de seu trabalho (fio ao longo). Usando a agulha direita, puxe o fio pelo laço. Deslize o laço da agulha esquerda. Agora você deve ter um ponto a menos na agulha esquerda e um novo ponto na agulha direita. Repita essas etapas em todo o comprimento da linha. Continue até que esta etapa pareça fácil.
Você pode tricotar! Ao alternar as linhas de malha e as linhas purl, você pode fazer o tipo mais simples de lenço. Basta fazer uma linha de fundição com a largura desejada para o lenço acabado. Em seguida, tricotar e tricotar alternadamente até que o lenço tenha o comprimento desejado. Qualquer outra coisa que você vai tricotar é simplesmente uma variação desses pontos, como diminuir, aumentar e mudanças de cor. Feliz tricô!
Ferramentas necessárias:
Agulhas de tricô de alumínio de dez polegadas no tamanho 7 ou 8
Fio penteado
Agulha de fio de metal ou plástico
Cuidado:
Se você ficar frustrado, considere fazer um curso de tricô. Um professor pode ajudá-lo a resolver problemas comuns.
Dicas rápidas:
A chave para aprender a tricotar é repetir, repetir, repetir, até que você se sinta confortável com cada nova etapa!