Os ocidentais cunharam o nome dança do ventre para danças do Oriente Médio, como Raqs Sharqi e Raqs Baladi, entre muitas outras. Desde sua origem, os trajes de dança do ventre têm variedades, mas as peças básicas dos trajes de dança do ventre são: pratos, saia circular, véu e sutiã. A maioria das dançarinas do ventre tem a saia circular como uma parte favorita da fantasia de dança do ventre porque ela realça os movimentos da dança.
Saia de dança do ventre
Para fazer sua própria saia de roda de dança do ventre, siga estas etapas:
Reúna seus materiais. Prepare seus materiais antes de mais nada. Você vai precisar de uma régua de pelo menos 45" de comprimento, um alfinete de costureira, fita métrica, tesouras, tecidos, linhas e agulhas, giz de costureira e outras coisas que você possa usar para decorar sua saia.
Escolha o seu tecido. O resultado e o efeito do seu produto acabado dependerão do tipo de tecido que você usará para a saia circular. Por exemplo, uma seda chinesa pode ser uma cortina atraente. Uma folha de seda, porém, consiste em uma superfície metálica que refletirá a luz e dará um bom efeito aos seus passos. Também tem um belo drapejo e flui com seus movimentos, mas pode ser difícil de costurar e o tecido é bastante caro. O tecido de algodão é acessível; o efeito que vai dar ao seu visual será um tanto terroso.
Escolha o seu esquema de cores. Você deve ter isso em mente ao comprar seu tecido. Decida a cor que você deseja para o véu, colete ou outras partes de sua fantasia e certifique-se de que eles se complementam, incluindo a saia circular.
Faça as medições. Faça a medição de seus quadris. Se você vai fazer as outras partes do traje, meça também as outras partes do seu corpo em relação a elas.
Faça um esboço menor do padrão em um papel e, em seguida, aplique-o aos panos. Um padrão deve ser parecido com a metade de um círculo grande com a metade de um círculo menor dentro. Deve ser parecido com um grande e em negrito C. Faça três padrões semelhantes. Combinar esses três daria o formato de um donut. A circunferência do círculo menor deve ser igual à medida do seu quadril e o raio da área do círculo fora do círculo menor deve ser igual à medida do quadril ao tornozelo ou até onde você deseja que o comprimento final seja. Essa deve ser a medida quando você aplica os padrões nas saias. Desenhe os padrões para fazer um contorno para guiá-lo no corte do tecido.
Costure os três cortes. Costure-os ao longo do raio do círculo grande para conectar os três e fazer um círculo grande e inteiro. Faça um revestimento no círculo menor. Essa caixa será o túnel de sua saia, no qual um elástico ou um cordão pode ser inserido para que você possa usar a saia no quadril.
Pendure sua saia inacabada. Antes de vesti-la, pendure a saia por um longo tempo para permitir que o tecido estique e flua com elegância.
Termine sua saia. Finalize as bainhas da saia.
Decore sua saia. Você pode usar miçangas, algumas lantejoulas ou até conchas para decorar sua saia circular. Isso vai depender de como você deseja que seja. Certifique-se de que complementa as outras partes do seu traje.
Se você não estiver satisfeito com o resultado do seu produto, você sempre pode consultar uma amiga que seja boa em alfaiataria para que ela possa ajudá-lo com sua saia circular.