É divertido aprender danças polinésias. Um dos tipos mais populares dessas danças é o hula, que é feito movendo os quadris em padrões circulares e deslizando as mãos em movimentos suaves e graciosos. Diz-se que as danças polinésias se originaram da dança do ventre, dançada por mulheres nos países árabes. Com o tempo, os movimentos de dança executados pelas mulheres árabes foram transformados pelas havaianas em movimentos corporais suaves e deslizantes chamados de hula. Segundo a lenda popular, o hula era dançado por uma deusa reverenciada pelos havaianos nos tempos antigos. Geralmente era realizado em cerimônias e ritos tribais e, mais tarde, tornou-se um ato básico para celebrações e apresentações mais modernas.
Material sintético chamado ráfia
Um aspecto da dança hula que nunca deixa de chamar a atenção é a saia de grama. Ela costumava ser que os nativos havaianos criado suas saias de folha a partir de um certo tipo de grama alta, que é abundante em muitas partes no mar do Havaí. Agora, as saias de hula são feitas de um material sintético chamado ráfia. Este material é na verdade uma espécie de fita usada em vários artigos artesanais, como bolsas, cintos, cestos e enfeites. A ráfia está disponível em muitas cores diferentes e pode ser comprada em fornecedores de artesanato e materiais têxteis.
Se você é um entusiasta da dança hula, você pode criar sua própria saia de grama seguindo este procedimento:
Anote os materiais necessários para o seu projeto de saia de grama: rolos de fitas de ráfia em qualquer cor (de preferência verde, vermelho, laranja ou rosa) e tesoura.
Faça a medida do cós, dando uma margem de doze polegadas (um pé) para a medida.
Meça o comprimento de sua saia de grama segurando um fio de ráfia da cintura até os tornozelos. Este é o comprimento padrão das saias de grama. No entanto, você pode querer no meio ou apenas no joelho. Neste caso ajuste o cordão de ráfia de acordo com sua preferência.
Corte cada fio de ráfia de acordo com o comprimento desejado. Coloque-as cuidadosamente na mesa para que você possa pegar uma peça de cada vez enquanto monta a saia.
Prenda as fitas de ráfia uma a uma no cós, começando do centro e movendo-se para fora em ambas as extremidades. Faça isso enrolando uma extremidade da fita sobre a faixa e, em seguida, amarrando-a com firmeza. Repita o procedimento até que o cós esteja quase totalmente coberto. Pare de fazer o loop quando apenas 15 centímetros em ambas as extremidades do cós permanecerem vazios. Os quinze centímetros restantes serão usados para amarrar a saia de grama.
Pendure a saia de grama e verifique se há lacunas entre os fios de ráfia. Apare as bordas. Em seguida, tente a saia e ver se ele se encaixa bem. No caso de haver lacunas visíveis (exceto para o cós de seis polegadas), preencha-as prendendo mais fitas na cintura.
Você não precisa se matricular em um estúdio de dança para aprender a dançar hula. Saber os passos básicos é o suficiente, desde que você possa se mover com equilíbrio. Usar uma saia de grama enquanto dança pode fazer você parecer um dançarino de hula profissional, porque a saia em si dá uma ilusão de graça e sensualidade enquanto você se move ao som de sua música hula favorita.