Diga o queijo! Um, dois, três, clique! Se você já foi tão longe como diretor de cinema, é hora de atualizar suas habilidades e ultrapassar o limite do tédio! Não seja um dos milhões de fotógrafos passivos. Olhe suas fotos. Sua câmera não está lá apenas para registrar algumas memórias ou lugares que você visitou. É uma ferramenta criativa para se divertir de verdade, não uma máquina Xerox produzindo cópias de todos os outros. Sua câmera é uma tela mágica e um pincel para capturar as luzes e sombras em museus, templos, montanhas e lugares históricos. Você pode fazer esses lugares cantarem as canções de sua própria história se vir sua câmera como sua orquestra, não como seu gravador! As pessoas também têm muito drama. Quanto às fotos das pessoas... uau.... você pode capturar aquele raro momento de pânico ou ansiedade ou pura alegria e euforia com a visão na frente delas ou o olhar de amor e bondade, de admiração e perplexidade ou mesmo de segredo conversas enquanto você se concentra nos rostos das pessoas em um canto do salão de festas. Vamos, divirta-se. Você é o Picasso das fotos!!!! Aqui estão algumas dicas:
Snap, snap, snap. Provavelmente, você tem uma câmera digital. As fotos não custam nada. Pegue dezenas e guarde apenas um ou dois. Vá em frente. Livre-se da ideia de filme antigo de que custa cada frame. Este é um snappers grátis para todos e você obterá algumas fotos espontâneas incríveis não encenadas. Lembre-se da Milícia. Pronto, Fogo... Mire!
Focalize sua câmera no nível dos olhos. Quando você fala com alguém, você fica mais envolvido quando há contato visual. É a mesma coisa quando você tira suas fotos. Quanto mais baixo estiver o assunto, mais baixo você se abaixará para ficar no nível dos olhos, mesmo se eles estiverem sentados. Não espere que seu assunto olhe fixamente para a câmera. O simples fato de estar ao nível dos olhos já traz à cena seus rostos e poses mais envolventes.
Aproxime-se para assuntos menores. Aproxime-se antes de aumentar o zoom. Chegue tão perto que você preencheu o quadro da imagem com o seu assunto. Você verá claramente algumas expressões sutis e detalhes minuciosos. Pare no ponto em que tudo isso ficar embaçado. Então você está muito perto. Você pode ter uma configuração em seu menu para fechar superior e realmente funciona.
Estude sua experiência. Escolha um que contará a história de seu assunto. Quando o fundo está muito ocupado, a imagem ficará sem foco e apenas um blá. Fique atento também aos postes, fios, lixo e placas como "sua internet de alta velocidade" (sim... sério) no topo da cabeça do seu amigo. A menos, é claro, que você queira a cabeça dele bem ali!
Coloque seu assunto fora do centro. O palco central não é o lugar para as pessoas, a menos que você tenha pretensões de Karsh. Foque sua câmera e coloque o assunto à esquerda, à direita ou em um dos cantos. Quando sua câmera focar automaticamente, trave o foco ou ela focalizará no centro do quadro da imagem e não no assunto. Ao travar o foco, a imagem do objeto ficará mais nítida e fora do centro. E se você escolher o fundo certo, de alguma forma sua foto contará uma história, do mundo com o qual seu modelo estava brincando naquele momento... de sua reação àquela cena e talvez uma espiada em seu personagem.
Estude a luz. A próxima prioridade depois de uma composição boa e cuidadosa em sua foto é como você trabalha com a luz. A luz é a paleta do fotógrafo. Conforme o sol se move, o mundo muda. Sombras e cores se dobram e se entrelaçam e realmente mudam o clima do que você está vendo. Estude a luz em sua composição. Não se esqueça de suas sombras. Eles podem realmente criar drama em sua imagem. Conheça o alcance do flash para poder usá-lo com mais eficácia. Use o flash não apenas em ambientes internos, mas também em ambientes externos. Você pode tirar sombras nos rostos ou capturar o clima ao ar livre. Muitas vezes, sua câmera digital permite você pode revisar as opções antes de clicar, então vá para essas opções e clique apenas nas opções que prometem. Para paisagens, de manhã ou à noite são os melhores. O sol no alto não dá nada além de luz. Borrrrringgggg! Você tem grandes sombras pela manhã e no final do dia e pode capturar o pôr do sol de uma vida ou o clima de um dia que passa.
Tire algumas fotos verticais. Não se preocupe tanto com os cliques a ponto de se esquecer de brincar com a câmera. Às vezes, especialmente quando a altura está envolvida, tirar fotos verticais aprimora as cenas.
Para ter imagens nítidas e expressivas, você precisa se aprimorar como diretor de fotografia. Vá para a surpresa. Tire a foto e diga... pronto!