A gestão do tempo é necessária hoje mais do que nunca. Não importa se você é solteira, mãe de 1, 2 ou mais filhos, CEO ou estudante. Todos precisam planejar seu dia de forma eficaz para aproveitá-lo ao máximo. Afinal, o tempo é passageiro... uma vez que passa, você não pode recuperá-lo.
Dinheiro desperdiçado
Muitas vezes, devido a um planejamento ruim ou nenhum planejamento, deixamos de realizar todas as tarefas que precisamos concluir em um dia. Perdemos tanto tempo que pode ser traduzido em dinheiro desperdiçado, especialmente para quem está empregado.
Então, como você pode planejar seu dia de forma mais eficaz? Aqui estão algumas sugestões.
Liste todas as coisas que você precisa realizar naquele dia. Você pode começar com as atividades mais mundanas, como tomar café da manhã, tomar banho, se vestir, almoçar, etc, e trabalhar a partir daí.
Atribua um período de tempo ou duração para cada tarefa. Dependendo de quão detalhada sua lista é, você pode ir em intervalos de uma hora ou meia.
Defina prioridades para cada tarefa. Algumas tarefas são importantes do que outras. Escreva "H" (alto) para tarefas que precisam ser feitas imediatamente, "N" (normal) para tarefas que podem ser movidas para um momento posterior durante o dia e "L" (baixo) para tarefas que podem ser feitas por último ou mudou-se para uma nova data.
Organize sua lista na ordem em que precisam ser cumpridas. Algumas tarefas, mesmo que sejam da mais alta prioridade, não podem ser realizadas o mais rápido possível devido a outros fatores. Por exemplo, pode ser porque a outra pessoa que vai ajudar na tarefa chega depois do almoço ou a loja onde você vai pegar os suprimentos abre às 10h.
Atribua as tarefas a diferentes horas do dia. Juntamente com a organização da lista na etapa 4, atribua as tarefas a horários específicos do dia em que elas precisam ser realizadas. Isso lhe dará uma imagem mais clara de como será o seu dia. Além disso, se algumas tarefas exigem que você saia de casa ou do escritório, você deve levar em consideração quanto tempo levará para chegar à tarefa e voltar.
Use um organizador ou planejador - em papel ou eletrônico. Se você preferir anotar tarefas e agendas, use um caderno em vez de um planejador ou calendário. Esses dois geralmente não oferecem muito espaço para escrever todos os detalhes que você deseja incluir. Mas se você quiser ser lembrado com um alarme, um organizador eletrônico fará o trabalho. Os avanços tecnológicos também possibilitaram que você use seus telefones celulares para lembretes de reuniões, aniversários e tarefas.
Seja flexível com seu tempo. Às vezes, há tarefas, atividades ou eventos imprevistos que irão atrapalhar o cumprimento de certas metas para o dia. Aprenda a arte de fazer malabarismos com suas atividades e se adaptar a mudanças não planejadas.
Você pode fazer sua lista de tarefas na noite anterior ao dia seguinte ou criar uma lista de tarefas de uma semana dividida por dia. Depois de ter sua lista detalhada, consulte-a durante o dia e, à medida que concluir suas atividades e tarefas, marque-as como concluídas.
Ao planejar suas atividades diárias, você tem uma imagem mais clara do que precisa ser feito diariamente. As chances de você se esquecer de fazer algo são menores do que se você apenas improvisasse. O planejamento permite que você use seu tempo e o de outras pessoas com mais eficácia.