Nenhum artesão ou artesão que cria obras de arte usando pedra, vidro ou metal pode viver sem um rebolo. Esta é a razão pela qual suas bancadas de trabalho são mantidas sempre arrumadas com tudo em seu lugar e funcionando simplesmente com um toque no botão, rebolo incluído.
Para que ele execute seu trabalho, um rebolo precisa ser equilibrado.
Veja como:
Prepare o que você precisa. Além de uma grande área para se movimentar, você precisa de:
Cordas ou cordas grossas
Pesos de equilíbrio, mandril e suporte
Giz branco para marcação
Luvas de trabalho grossas
Óculos transparentes
Desligue o moedor. Em seguida, desconecte e espere que a máquina esfrie.
Desconecte a roda da base da esmerilhadeira. Certifique-se de que já não esteja quente ao toque.
Inspecione o interior da roda para ver se há danos. Você pode realizar essa verificação pegando o barbante ou corda e amarrando-o no centro da roda. Pendure a roda em uma área suspensa e faça um som de batida usando madeira ou qualquer peça que não seja de metal. O som que você fará ao tocar nele deve se parecer com o de um sino tocando suavemente. Se não soar assim, a roda não é mais viável e deve ser jogada fora.
Recoloque o rebolo em sua luva e comece a testá-lo girando no sentido horário e vice-versa a partir de sua posição. O disco deve ser moldado de forma segura, mas frouxa, ao fuso, de modo que, quando a retificação começar, ele tenha espaço para se expandir como resultado do calor gerado pela ação de retificação.
Segure a roda no lugar para ver se os flanges precisam ser apertados. Observe que isso é feito antes de ligar o rebolo. Enquanto segura a roda, gire-a para determinar a oscilação. Se isso acontecer, aperte os flanges.
Retire o rebolo. Faça o mesmo com o conjunto de luva ou componente da retificadora.
Posicione a árvore de equilíbrio. A posição correta é a manga do rebolo sem os pesos.
Coloque a árvore de balanceamento no suporte de balanceamento. Faça isso com cuidado e coloque a árvore de equilíbrio firmemente no centro do suporte.
Comece a girar. Estimule a roda a girar suavemente até que pare com a seção pesada voltada para o sul.
Marque o local com um giz. Este é o lado sul onde a roda mergulhou que você deve marcar.
Use os pesos de equilíbrio nas flanges. Procure as ranhuras neste lado e use os pesos para segurá-lo. Você também pode apertar os pesos de equilíbrio, mas não totalmente, porque você terá que removê-los novamente mais tarde.
Gire o volante novamente. Apontar para a posição de 1 hora. Ajuste os pesos de acordo, apertando-os um pouco mais, mas não ao máximo, como desencorajado na etapa 12. Continue a marcar a posição com o giz.
Remova tudo. Isso significa o equilíbrio entre a árvore e o suporte.
Retorne a roda em seu berço ou eixo.
Faça um giro final para obter o efeito máximo.
Ligue a retificadora para a configuração mais baixa e faça um teste de moagem do material no qual você está trabalhando. Se fez bem o seu trabalho, você se saiu muito bem ao equilibrar a roda da máquina.