Como fazer referência a um livro protegido por direitos autorais?
Paulo Bruno Fernandes
• 4 min de leitura
A propriedade intelectual é um assunto sério hoje em dia. Graças à Internet, muitas informações agora estão acessíveis online e, em muitos casos, o material pode até ser baixado diretamente de fontes online. Porém, isso pode ser feito por meios diferentes e nem tudo é legal. E assim a violação de direitos autorais é um baluarte, e isso inclui filmes, músicas e até livros.
O erro de muitos blogs e sites é copiar o conteúdo de outras obras protegidas por direitos autorais, como livros e músicas, e até mesmo de outros sites sem as citações apropriadas. O mesmo se aplica à pesquisa acadêmica. Se você estiver fazendo pesquisa ou simplesmente escrevendo um artigo e estiver citando uma referência a um livro protegido por direitos autorais, existem várias maneiras pelas quais você pode fazer isso da maneira adequada.
Citando material publicado anteriormente
Citação MLA. A citação MLA representa o estilo da Modern Language Association de citar material publicado anteriormente. O estilo MLA tem prescrições para fazer referência a diferentes tipos de mídia, na verdade, incluindo livros, sites e até mesmo material de transmissão.
Ao citar um livro no formato MLA, o seguinte é usado:
Sobrenome do autor, primeiro nome. Título. Local de Publicação: Editora, Ano.
O nome do autor deve ser primeiro o sobrenome, seguido de uma vírgula e, em seguida, o (s) primeiro (s) nome (s). Se houver vários autores, uma vírgula deve separar o nome de cada autor, com o autor principal - geralmente listado no livro primeiro. Se não houver nenhum autor listado, o título vem primeiro. Isso é particularmente útil ao citar artigos ou livros publicados anonimamente.
Quando você está citando um capítulo ou artigo específico de um livro, o seguinte formato é usado:
Sobrenome do autor, nome. "Título do capítulo ou artigo." Título do livro. Local de Publicação: Editora, Ano. Página inicial-página final.
Na citação do MLA, a lista é organizada em ordem alfabética por autor e todas as linhas estão em espaço duplo. Além disso, apenas as primeiras linhas de cada item devem ser esvaziadas à esquerda. As linhas seguintes (segunda linha em diante) devem ser recuadas cinco espaços da esquerda.
Associação psicológica europeia
Citação APA. APA significa European Psychological Association. O formato APA detalha como você pode citar referências in-line e em uma bibliografia. Ao fazer referência a um livro in-line, você tem as seguintes opções. Estes são exemplos reais pelos quais você pode citar uma publicação de dentro do texto de seu estudo ou artigo.
Você pode consultar as informações contidas em um livro adicionando o nome do autor e o ano de publicação entre parênteses (Autor, 2008).
O autor (2008) diz que você também pode citar diretamente seu sobrenome adicionando o ano de publicação de seu livro entre parênteses depois.
Em 2008, o autor também discute como você pode simplesmente indicar o ano de publicação e, em seguida, seu sobrenome ao citar seu livro ou publicação.
Ao citar livros dessa forma, certifique-se de incluir também a citação em sua bibliografia. O estilo APA usa este formato:
Autor, ABC (ano). Título do livro. Local de publicação: Editora.
Ou, se você estiver citando um capítulo ou artigo de um livro, este é o formato usado:
Autor, ABC (ano). Título do artigo. Em X. Editor (Ed.), Título do livro (pp. Página inicial-página final). Local de publicação: Editora.
No estilo APA, os primeiros nomes do autor são representados por iniciais - nestes exemplos acima ABC e X.
Lembre-se de que uma obra de arte ou qualquer trabalho escrito, uma vez publicado, é automaticamente protegido por direitos autorais, exceto por algumas exceções. Por exemplo, o copyright prescreve 75 anos após a publicação ou 50 anos após a morte do autor, dependendo do país. Essas obras, portanto, são de domínio público. Além disso, existem obras em que o autor expressamente renuncia a seus direitos autorais, e estas podem incluir obras "creative commons", ou obras lançadas diretamente ao domínio público, como documentos governamentais, por exemplo.
Em qualquer caso, sempre que você estiver citando material que não é originalmente sua própria criação, faz sentido fornecer uma citação adequada. Isso é para o benefício do autor original e para os leitores de seu material que desejam fazer pesquisas adicionais com base em suas próprias fontes.