Como escrever uma carta ao editor?

Uma das matérias mais lidas em um jornal é a seção de cartas ao editor
Uma das matérias mais lidas em um jornal é a seção de cartas ao editor.

Uma das matérias mais lidas em um jornal é a seção de cartas ao editor. A seção de cartas também representa a melhor chance do leitor de ser publicado no jornal, e nada mais do que expressar uma opinião de forma articulada. No entanto, muitas cartas são recebidas pelos editores todos os dias. Para ser notado, escreva com as seguintes dicas em mente:

  1. A primeira frase deve fazer referência ao que você está escrevendo. Não comece contando sobre você mesmo, sua experiência com o que quer que seja, ou que você é um assinante do jornal, etc. Se você estiver escrevendo sobre sua reação a uma notícia, faça referência à história com o título e o nome do escritor imediatamente. Se o assunto for um evento ou problema na comunidade, comece descrevendo-o. Qualquer coisa que tenha uma introdução longa e sinuosa antes de chegar ao ponto da carta provavelmente não será lida.
  2. Mantenha a carta curta. Uma carta longa precisará de uma edição excessiva para caber e, se não houver tempo no jornal para fazer isso, a carta simplesmente não será selecionada. Os jornais funcionam dentro dos prazos. Tornar a carta fácil para a equipe ler e editar aumentará a probabilidade de a carta ser escolhida.
  3. Dê um espaço duplo na letra para facilitar a leitura. Uma letra curta com espaço duplo é muito mais fácil e rápida de manusear do que uma carta longa com espaço simples. Além disso, lembre-se de que as cartas enviadas pelo correio geralmente precisam ser digitadas por uma secretária ou editor de texto para serem enviadas ao computador para edição. Ter a letra em espaço duplo torna mais fácil acompanhar o ritmo de cada linha conforme ela é redigitada.
    Certifique-se de revisar a carta algumas vezes para terminar com um rascunho que valha a pena imprimir
    Certifique-se de revisar a carta algumas vezes para terminar com um rascunho que valha a pena imprimir.
  4. Certifique-se de que sua carta esteja gramaticalmente correta e sem erros de ortografia. A menos que sua carta seja extremamente única e especial, ela será descartada se estiver pouco legível devido a erros de ortografia e frases longas e inadequadas. Certifique-se de revisar a carta algumas vezes para terminar com um rascunho que valha a pena imprimir.
  5. Inclua suas informações de contato. A menos que especificado de outra forma, você deverá colocar seu nome e número de telefone, bem como sua cidade e estado, no final da carta. Isto é para verificar que a carta foi escrita por você e não alguém jogando uma brincadeira. Parece estranho, mas de fato acontece.


Quando você estiver pronto para enviar uma carta ao editor pelo correio ou fax, certifique-se de usar o endereço correto para as cartas. Muitos jornais têm um endereço separado, às vezes uma caixa postal, especificamente para cartas. Também pode haver um número de fax separado para cartas. Se o endereço para cartas não for especificado, ligue e descubra o endereço exato e para quem você deve endereçá-lo.

Artigos relacionados
  1. Como escrever um Limerick?
  2. Como escrever uma carta de amor?
  3. Como escrever um romance passo a passo: desenvolva tempo e lugar?
  4. Como escrever uma homenagem em memória?
  5. Como escrever um romance passo a passo: conteúdo do capítulo?
  6. Como escrever um romance passo a passo: seu enredo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail