Uma das cartas básicas que você precisa saber escrever é a carta de intenções. A carta de intenções é usada para diversos fins. Você é obrigado a entregar esta carta ao se candidatar a certas escolas, universidades ou outros programas acadêmicos. Existem também muitos empregos em que você precisará fornecer uma carta de intenções, além de uma carta de apresentação. Veja como você pode escrever a carta de intenções.
Formato. Em primeiro lugar, certifique-se de usar um formato comercial formal para a carta. Muitas pessoas cometem o erro de escolher suas próprias fontes, tamanhos de fonte e até mesmo a cor da fonte. Algumas pessoas até usam papéis perfumados de cor creme ou pastel. Isso está errado, porque o que você está escrevendo é uma carta comercial. As cartas comerciais devem ser sempre em papel branco comum, usando formatos básicos como Times New Roman ou Arial em fonte tamanho 12. Normalmente, as margens são de uma polegada em todos os lados, e geralmente você precisa escrever em papel tamanho ofício. Tanto quanto possível, a carta de intenção não deve ser maior do que uma página.
Destinatário. Em seguida, determine os detalhes do destinatário da carta. Lembre-se de que a carta de intenções geralmente é exigida de programas, instituições ou empresas muito exclusivas. por isso, você não pode simplesmente escrever cabeçalhos genéricos como 'A quem possa interessar'. Você precisa descobrir o nome exato do funcionário que lerá sua carta de intenções, bem como seus cargos e o endereço do escritório.
Introdução. Depois, escreva uma breve introdução sobre você. Atenha-se ao básico neste ponto. Por exemplo, se você está se candidatando a uma universidade, os únicos detalhes que você precisa incluir são sua escola e algumas outras realizações acadêmicas que podem ser relevantes. Se você está se candidatando a uma bolsa de esportes, tudo o que você precisa incluir é sua equipe e sua posição na equipe. Não adicione informações desnecessárias, uma vez que a carta de intenções não é sobre você, mas sobre suas intenções.
Objetivo. Após a introdução, vá direto ao tópico principal. Aqui, você escreverá sobre o programa do qual deseja se beneficiar, a escola ou universidade que deseja ingressar ou a oferta de emprego que deseja tentar. Inclua como você ficou sabendo da oferta, o que o interessou e alguns motivos básicos pelos quais você seria adequado para o trabalho.
Credenciais. Após o propósito, você precisa incluir algumas de suas credenciais ou alguns dos motivos pelos quais você seria um excelente candidato para o programa que está sendo oferecido. Além de suas credenciais, acrescente também algumas palavras explicando por que você deseja ingressar nesse programa, instituição ou empresa em particular.
Verificando. Por fim, adicione o seu signatário e verifique novamente a carta inteira. Procure erros tipográficos e gramaticais e certifique-se de que a letra está redigida corretamente e que não há nada redundante ou faltando.
Com essas etapas, você poderá criar uma carta de intenções de maneira fácil e eficaz. Com sua carta de intenções, você deve ser capaz de aumentar suas chances de ser admitido no programa que está almejando.