Por mais que você goste de seu trabalho, é provável que chegue um momento em que você e seu empregador decidirão se separar. Talvez seja por uma oportunidade melhor, para passar um tempo em casa com seus filhos ou para começar seu próprio negócio em casa. Seja qual for o motivo da sua saída, é importante saber redigir uma carta de demissão profissional e concisa.
Seja profissional Não importa qual seja o motivo para deixar seu cargo, deixe sua animosidade de lado ao escrever sua carta de demissão. Se você ainda estiver com raiva, espere uma hora (ou um dia) antes de escrever sua carta. Além de ser educado, certifique-se de que tudo em sua carta está escrito corretamente e gramaticalmente correto. Lembre-se: as cartas de demissão permanecem em seu arquivo de emprego por anos e anos. Certifique-se de que o que você escrever ainda o representará favoravelmente em cinco ou dez anos.
Inclua as informações necessárias Sua carta de demissão precisa incluir algumas informações básicas, como a data em que você irá embora ou se você concorda com outros termos, como trabalhar até que um substituto seja encontrado. Os padrões profissionais exigem que os funcionários avisem de sua partida com pelo menos duas semanas de antecedência, embora os empregadores tenham a opção de aceitar ou não esse aviso.
Mantenha a simplicidade A carta de demissão ideal é curta e direta. Evite cartas divagantes que procuram explicar sua partida. A carta de demissão ideal deve incluir:
Um parágrafo de abertura informando que você está saindo e a data.
Um segundo parágrafo agradecendo seu empregador por sua consideração e emprego.
Um parágrafo final, desejando as melhores felicidades ao seu empregador (se aplicável) ou simplesmente resumindo a carta.
Esforce-se para um tom positivo. Uma carta de demissão não é lugar para reclamar de seus colegas de trabalho, subordinados, seu baixo salário ou outras injustiças percebidas ou reais. Esforce-se para dar um tom positivo à sua carta. Você está saindo; você pode se oferecer para ser magnânimo com seu empregador.
Agradeça ao seu empregador Seu chefe o contratou, treinou e pagou por anos (ou meses). Por mais difícil que possa parecer no momento, agradeça ao seu empregador por seu tempo na empresa. É um trabalho raro em que você não consegue encontrar pelo menos uma coisa boa para dizer.
Envie uma carta de demissão Enviar uma carta de demissão - ou entregá-la pessoalmente - é a forma profissional de encerrar um relacionamento comercial. Não fique tentado a simplesmente sair. Se você não tiver certeza de suas habilidades para escrever cartas, peça a um amigo ou parente que a escreva para você.
A maioria de nós terá que escrever uma carta de demissão em um momento ou outro durante nossas carreiras profissionais. Não deixe que o cliente em potencial lhe cause estresse. Basta seguir as etapas acima e, em seguida, seguir em frente e se concentrar em suas novas oportunidades de trabalho.
Cuidado:
Não escreva uma carta de demissão quando estiver com raiva.