Então você decidiu escrever um poema de amor para sua amada. Ou talvez você queira escrever um poema engraçado para uma criança. Se você não souber por onde começar e sua primeira linha for "Roses are red....", você pode se beneficiar de uma rápida revisão das habilidades de escrita de poesia. Siga estas etapas fáceis e você terá um poema básico no qual ficará feliz em assinar o seu nome.
Decida o estilo de poema que deseja escrever. Os tipos mais comuns de poemas são poemas rimados, incluindo aqueles em que rimam a cada duas linhas (estilo AABB), rimas alternadas (estilo ABAB) ou rimas a cada segunda linha (estilo ABCB). Você também pode optar por escrever um poema em verso livre, que não precisa necessariamente rimar. Para simplificar, use um poema rimado.
Leia um pouco de poesia. Agora que você sabe que tipo de poema vai escrever, é sempre bom ler o que outros poetas estão escrevendo. Isso lhe dará uma ideia da formatação adequada e também o acostumará ao fluxo de um poema.
Decida um tópico. Todo poema precisa contar uma história ou, pelo menos, discutir o mesmo tópico do começo ao fim. Você pode até querer debater algumas de suas idéias e quando algumas apontam no papel sobre o que você gostaria de dizer em seu poema. Isso será ótimo para consultar durante o processo de escrita.
Comece a escrever cada versículo. Para este estilo de poema, haverá 4 linhas por verso (você pode pensar em um verso como um 'parágrafo do poema'), e cada segunda linha rima. Você também precisa observar que todas as linhas de um poema rimado são maiúsculas e a pontuação é usada em todo o texto, da mesma forma que você faria se estivesse escrevendo uma frase normal. Anote a aparência e a formatação deste versículo de 4 linhas:
Como você pode ver, cada linha se alinha na margem e cada linha começa com maiúscula, independentemente de onde esteja na frase. Além disso, como este é um poema no estilo ABCB, a segunda e a quarta linhas rimam (ambas chamadas de B, pois compartilham o mesmo som final). Em termos de conteúdo, use muitas palavras descritivas e imagens. Certifique-se de guardar seu ponto mais forte para a última linha de seu poema. Termine com um 'bang', por assim dizer.
5. Diga seu poema em voz alta. Todo poema tem uma espécie de ritmo, um andamento que quase parece uma pulsação quando você o lê. Você precisará ler seu poema em voz alta para ter certeza de que ele flui bem e tem o mesmo andamento o tempo todo. O poema acima tem 4 batidas por linha - você pode dizer? Se uma linha tem 4 tempos e a próxima linha tem 7 tempos, você precisa revisar seu poema para que ambas as linhas tenham aproximadamente a mesma duração e compartilhem o mesmo tempo.
6. Edite seu poema. Embora você possa pensar que seu poema acabado é uma obra-prima, você definitivamente precisará relê-lo para verificar se há erros. Freqüentemente, há algumas palavras que você pode substituir para fazer seu poema soar ainda melhor. Verifique novamente se você incluiu tudo o que queria dizer em seu poema e adicione mais versos, se necessário. Lembre-se de que não há comprimento definido para um poema. Ele só precisa ser consistente em estilo e formatação. Pense em um ótimo título depois de terminar de escrever o poema, para ter certeza de que ele se encaixa perfeitamente!
Você conseguiu! Você é um poeta. Você pode impressionar o destinatário do poema ainda mais transferindo sua obra-prima para um belo pedaço de papel ou apresentando-a de alguma outra forma criativa. Você ganhará pontos de brownies importantes de entes queridos por este poema, com certeza.