Para ter sucesso, uma empresa precisa anunciar. Uma das melhores maneiras de obter publicidade, e não menos do que isso, é fazer com que sua empresa, produto ou serviço receba publicidade em uma notícia. Os comunicados à imprensa são a forma padrão de fazer com que você seja notado pela imprensa, mas se forem escritos da maneira errada, podem acabar na lixeira.
Escreva um bom título. Um comunicado de imprensa precisa de um bom título para chamar a atenção do leitor. O título não precisa necessariamente ser sobre o produto que você está conectando, mas deve estar relacionado de alguma forma. Se o novo produto for um mata-moscas novo e aprimorado, o título poderia dizer algo sobre as doenças que as moscas transmitem ou que existem várias maneiras de se livrar das moscas em uma casa. Se o nome do produto estiver no título, parecerá apenas mais um anúncio a ser ignorado.
Encontre um ângulo relevante. Um comunicado de imprensa é algo que será enviado à mídia, por isso precisa ser escrito de uma forma que atraia sua atenção. Um comunicado à imprensa que é apenas um bloco de texto sobre a excelência de uma pessoa ou produto será jogado fora. Já vi muitos comunicados à imprensa jogados no lixo depois que um editor os leu e decidiu que era apenas propaganda de relações públicas. A mídia se alimenta de notícias e informações úteis - não promovendo você e sua empresa. Para obter a atenção de que precisa, você deve encontrar um ângulo relevante que daria uma boa história.
Adicione suas informações de relações públicas. Escreva o comunicado de imprensa com o ângulo da história em mente, adicionando os elementos de RP para apoiar a história, e não o contrário. Um comunicado à imprensa sobre o mata-moscas deve começar com alguns parágrafos sobre o problema das moscas e as doenças que elas causam. Em seguida, deve ser apontado que um bom remédio para as moscas seria o novo mata-moscas incrível da Acme.
Torne seu comunicado de imprensa semelhante a uma notícia em grande estilo. Se o seu comunicado à imprensa for escrito mais como uma notícia e menos como um anúncio, ele tem uma chance de realmente ser publicado como está no jornal. Do contrário, ainda há uma chance melhor de a ideia da história ser perseguida e o inventor do mata-moscas ser entrevistado para obter mais informações. Jornais menores tendem a imprimir comunicados à imprensa sem editá-los, enquanto jornais maiores geralmente querem que todas as suas histórias sejam escritas internamente.
Continue assim. Se você enviou um comunicado à imprensa e não ouviu nada, envie-o para um jornal diferente, uma estação de TV ou um jornal regional. Se você ainda não ouvir nada, refaça o lançamento com um novo ângulo da história e tente novamente. As chances são de que, se o comunicado for bem escrito e contiver informações que possam realmente levar a uma notícia, será captado por alguém.
Dicas rápidas:
Esqueça as relações públicas e escreva como alguém objetivo para o produto ou evento.