Você já entrou no meio de uma peça ou filme? Em geral, você não tem ideia do que está acontecendo e, a menos que alguém lhe explique, geralmente nunca entende o enredo. É o que acontece quando um autor omite a introdução de um texto.
Introdução traz ordem
Uma introdução serve a vários propósitos. Chama a atenção do leitor. Uma introdução também fornece um breve resumo da peça. Também descreve a intenção da autora e o que ela pretende realizar com o texto específico. Uma introdução traz ordem à escrita. Assim como uma conclusão o encerra, a introdução o abre. Permite ao leitor saber o que está acontecendo.
Todas as peças escritas requerem algum tipo de introdução. Quer você esteja escrevendo uma carta, um artigo de pesquisa, um editorial, um ensaio, um conto, uma narrativa, um discurso persuasivo ou um romance, você precisa de uma introdução. Então, como você escreve um?
Etapas básicas
Aqui estão algumas etapas básicas a serem seguidas ao escrever sua introdução.
Chame a atenção do leitor. Não importa quão boa seja sua escrita se o leitor não estiver engajado ou interessado. Aqui estão vários captadores de atenção úteis:
Faça ao seu leitor uma pergunta relativa ao seu tópico. Faça disso uma questão de experiência pessoal. Perguntas do tipo 'Você já...' funcionam bem. Comecei este artigo com uma pergunta. Isso faz o leitor pensar. Também a envolve, recorrendo à sua experiência pessoal. Isso funciona na ficção e não ficção. Sua pergunta deve definir o tom do seu artigo (casual, pessoal, informativo, formal).
Declare um fato ou estatística interessante relacionado ao seu tópico. Isso funciona bem para a escrita de não ficção. Você pode combinar as técnicas de perguntas e fatos com uma pergunta "Você sabia que...".
Relate um incidente engraçado que tenha a ver com o seu tópico. Não deve ser humilhante ou grosseiro, apenas engraçado. Pode ser a partir de sua experiência pessoal.
Faça uma declaração interessante. Para um conto, romance ou outra peça de ficção, isso é crucial. A abertura clássica de Melville em Moby Dick 'Call me Ishmael' foi perfeita. Também gosto da primeira linha de The Outsiders de SE Hinton, 'Quando saí do cinema, tinha apenas duas coisas em mente: Paul Newman e uma carona para casa.'
Declare o propósito de sua escrita ou o que pretende provar. Isso geralmente é para não ficção, mas mesmo na ficção, o autor geralmente dá uma breve visão geral da história. Seu leitor precisa de um quadro de referência para entender sobre o que você vai escrever. Seja claro e específico, especialmente se estiver apresentando uma peça de não ficção.
Se você está escrevendo uma obra de ficção, este é o lugar onde você estabelece o cenário e o tom (sátira, drama, comédia). Você também pode introduzir o conflito. Deve ser sutil; apenas dê ao leitor uma noção do seu estilo e história. Use técnicas de descrição aqui, para criar para o leitor o clima que você deseja. Jack London cria um clima de intensidade e aspereza em To Build a Fire. O conflito do homem contra a natureza é claro .
O comprimento dependerá do que você está escrevendo: sua introdução pode ser tão curta quanto um parágrafo se o seu artigo tiver apenas 200-300 palavras. No entanto, se você estiver escrevendo um artigo mais longo, sua introdução precisará ser mais envolvente.
A introdução é uma parte pequena, mas crucial de qualquer texto. Seu leitor precisa da introdução para entender seu artigo e se conectar com você, o autor. Se a introdução for deixada de fora, todo o texto carece de estrutura e geralmente não faz sentido.
Dicas rápidas:
As apresentações são muito fáceis de aprender a escrever.