A forma que um obituário assume geralmente é determinada pelo jornal que irá publicá-lo. Sempre que possível, pergunte sobre o formulário padrão para escrever um que não seja muito editado. Existem, no entanto, alguns itens padrão na maioria dos obituários.
Obtenha o nome da pessoa falecida correto. Uma boa porcentagem de obituários tem o nome escrito incorretamente. Isso geralmente ocorre porque as informações são fornecidas pela agência funerária que pode ter registros incorretos ou pode ter anotado o nome pelo telefone e não entendido como os nomes foram escritos. Se possível, entre em contato com um membro da família para que ele confirme o nome completo e a grafia.
Liste a idade do falecido. Essas informações geralmente são corretas, mesmo se obtidas por meio da agência funerária. Se você não tiver certeza da idade, ligar para a família ou amigos do falecido é uma opção. A idade deve ser listada logo após o nome e em forma de numeral, não escrita como palavras.
As informações sobre a causa da morte geralmente não são incluídas em um obituário, mas o local da morte costuma ser listado. O local pode ser um hospital, uma casa de repouso ou uma residência. Se o falecido faleceu em um hospital ou casa de repouso, liste seu nome. Se o jornal que vai imprimir o obituário lista uma causa de morte, ainda não precisa ser terrivelmente específico. Você pode simplesmente dizer "de câncer" sem especificar um tipo específico, ou pode simplesmente dizer que a morte foi devido a uma doença de longa data. Se a morte foi de natureza muito particular, como uma overdose de drogas ou algum outro meio que envergonharia a família, é melhor não listar nenhuma causa de morte.
Liste algumas conquistas pessoais, incluindo o nível educacional obtido. Se o falecido cresceu na mesma cidade onde será realizado o obituário, relacione os nomes das escolas frequentadas para que os ex-colegas sejam informados. Outras realizações pessoais variam, mas geralmente incluem qualquer serviço militar, prêmios ganhos e empregos ocupados.
Liste algumas informações da família. Esta será uma lista de nomes e parentes da família deixada para trás. Isso segue um formato bastante padrão de "deixa um pai, Bob Smith, dois irmãos, Bill Smith e Will Smith, e um filho, Joe Smith". Pode haver amigos que desejam ser listados no obituário. Se pessoas sem parentesco quiserem ser incluídas, é melhor obter primeiro a permissão de um membro da família.
Liste as informações sobre o funeral e o velório. Isso deve levar em consideração a preferência religiosa do falecido e o tipo de serviço que será realizado. Um funeral é bastante normal, mesmo se o falecido foi cremado. Mas antes do funeral, pode haver um velório, um rosário, uma exibição ou algum outro tipo de reunião. A agência funerária que realizar o funeral provavelmente saberá que tipo de serviço a família realizará. No caso de reunião em uma residência em vez de uma funerária, a permissão da família deve ser solicitada antes de listar os detalhes.
Um obituário não é a coisa mais agradável de se escrever, mas se feito corretamente, é uma peça positiva que celebra a vida do falecido e informa a comunidade de seu falecimento. Apenas certifique-se de que todas as informações estão corretas ou espere ter muitos parentes zangados que certamente não precisam de mais aborrecimentos neste momento.
Ferramentas necessárias:
Use o nome completo do falecido e soletre-o corretamente.
Cuidado:
Não acrescente humor a um obituário, a menos que seja especificamente solicitado.