Caracterizada por espirros, secreções nasais e olhos e tosse, uma infecção dos seios da face é a inflamação do revestimento dos seios da face. A infecção do seio felino pode ser bacteriana, fúngica ou viral. Em alguns casos, é causado por uma doença mais séria, como doenças dentais e câncer. A infecção dos seios da face pode ser problemática tanto para você quanto para o seu gato. E embora possa ser tratada, é muito melhor evitar que ocorra. Aqui estão algumas medidas preventivas que você pode tomar.
Promova uma dieta saudável. Uma dieta saudável torna um gato saudável. E um gato saudável tem um sistema imunológico forte e, portanto, é menos provável de desenvolver infecção sinusal. Portanto, certifique-se de fornecer alimentos nutritivos ao seu gato. Embora possa se beneficiar da comida de gato, é importante que você sirva ao seu gato carne crua e vegetais de vez em quando. Além disso, administre vitaminas e suplementos se seu gato tiver alguma deficiência.
Mantenha seu gato devidamente hidratado. Certifique-se de fornecer ao seu gato a quantidade adequada de água todos os dias. A hidratação facilita o revestimento dos seios da face e, portanto, evita a infecção dos seios da face.
Instale um umidificador em sua casa. Um umidificador fornecerá mais umidade no ar, especialmente durante o inverno, quando o ar está seco, evitando assim o congestionamento dos seios da face. Um umidificador irá beneficiar todos na casa, incluindo seu gato.
Limpe os arredores do gato. Para que o seu gato não tenha doenças que possam levar à infecção dos seios da face, certifique-se de que ele vive em um ambiente favorável. Limpe seu abrigo, roupas de cama, tigela de comida e água e todos os lugares que frequentar.
Mantenha um gato com infecção sinusal crônica de outros gatos. Se um de seus gatos tem infecção sinusal crônica, certifique-se de mantê-lo em um lugar longe de seus outros gatos. Dessa forma, você pode evitar a propagação da infecção. Além disso, certifique-se de levar seu gato cronicamente infectado a um veterinário. O veterinário fará com que seu gato seja submetido a procedimentos de tratamento ou cirurgia.
Saiba se o gato tem alergia. A alergia pode estar causando a infecção dos seios da face do seu gato, então vale a pena saber a qual ele é particularmente alérgico. Pode ser alérgico a poeira, pólen, detergente, sprays de limpeza ou fumaça de cigarro. Assim que você determinar a causa da alergia do seu gato, certifique-se de mantê-lo longe dele. Consulte também o seu veterinário, para que ele verifique a alergia e prescreva medicamentos para o seu gato. Lembre-se de não dar nenhum medicamento não prescrito pelo veterinário.
Observe seu gato. Se apresentar algum indício de doença, consulte imediatamente o veterinário. Tratar uma doença antes que ela piore evita a infecção dos seios nasais e outras complicações.
Se o seu gato for diagnosticado com uma doença que pode causar infecção do seio felino, certifique-se de seguir religiosamente as instruções do veterinário. Administre a medicação certa com a dosagem certa na hora certa para prevenir infecção sinusal. Mas se a infecção sinusal acontecer, leve o seu gato imediatamente ao veterinário. Ele dará ao seu gato alguns medicamentos.