Como cuidar de um gato malhado interior masculino idoso?
Andres Serna Galvão Neto
• 3 min de leitura
Tabby se refere ao tipo de padrão de pele encontrado em gatos de diferentes raças. É a coloração e o padrão de pelagem que fazem de um gato um gato malhado. Alguns têm listras ou padrões de espiral. Há um desenho "M" inconfundível encontrado na testa de um gato malhado. De raça pura, mestiça a vira-lata, há um tabby dentro do grupo.
Um gato malhado é gentil e doce por natureza. Alguns são afetuosos e despreocupados, mas podem ser difíceis de lidar quando não conseguem o que desejam. Quando seu gato malhado atingir a terceira idade, espere que ele esteja mais mal-humorado do que o normal.
Os gatos em geral podem chegar a uma idade avançada de 15 anos, alguns até mais. Depois de entrar na terceira idade, a maioria ainda é autossuficiente, a menos que surjam problemas de saúde. Mesmo assim, é melhor começar pequenas mudanças em como você cuida de seu gato malhado para garantir que ele continue saudável e confortável à medida que envelhece.
Dieta. Mude seu tabby para uma fórmula de comida de gato fácil de digerir, específica para a idade dele. Alguns gatos ganham peso, enquanto outros perdem um pouco quando ficam mais velhos. Tabbies mais velhos bebem menos água, então procure uma comida de gato com maior teor de água. Isso é especialmente importante para gatos malhados com problemas renais. Seu gato malhado precisará de vitaminas adicionais e outros suplementos. Pergunte ao seu veterinário o que você pode dar a ele para fortalecer sua resistência às doenças e ajudá-lo a digerir melhor a comida. Água limpa e fresca deve estar disponível para ele o dia todo.
Asseio. Um gato malhado mais velho é menos ágil. Sua flexibilidade pode não ser a mesma de antes e ele terá dificuldade em limpar áreas difíceis de alcançar do corpo. Com uma escova específica para felinos, escove seu pelo regularmente. Isso remove qualquer pêlo solto. Verifique suas garras também. Gatos idosos podem não ser capazes de manter suas garras porque passam menos tempo com o poste de arranhar. Corte suas garras quando necessário com um cortador de unhas de gato.
Roupa de cama.Gatos malhados dentro de casa desfrutam de seu sono ininterrupto. Certifique-se de que o seu gato idoso tenha um lugar confortável na casa, longe de ruídos, luzes fortes, correntes de ar e temperaturas extremas. Escolha uma cama macia e quente.
Rampas. Considere a instalação de degraus ou rampas em lugares onde seu gato adora pular. À medida que envelhece, seu gato malhado pode não conseguir mais pular tão alto quanto antes.
Cuidados médicos. Os check-ups veterinários regulares são importantes para as gatas mais velhas. Gatos idosos são mais suscetíveis a diabetes, doenças renais, bem como FIV ou vírus da imunodeficiência felina. Seu veterinário deve ser capaz de descartar e monitorar a presença dessas condições, bem como de outras doenças.
Lembrete: Durante o inverno ou quando está chovendo, é melhor não deixar seu gato malhado sair de casa. As baixas temperaturas não são boas para os gatos, principalmente os idosos.
Agora que seu gato malhado atingiu o crepúsculo de sua vida, devolva-lhe o amor e a atenção que ele merece. Seja paciente com ele e trate-o com bondade. Espere mudanças em seu comportamento e suas habilidades físicas. Sua saúde pode ficar comprometida com a idade. Cuide dele da mesma forma que gostaria de ser tratado na velhice. Não há razão para você e seu gato malhado não terem mais alguns anos maravilhosos de companheirismo e amor juntos.