Cuidar de uma colônia de gatos selvagens é um compromisso a assumir. Você tem que conhecer as responsabilidades e os riscos que vêm com isso. Como você sabe, cuidar de uma colônia de gatos selvagens pode expô-lo a alguns riscos à saúde. Embora a chance de que doenças sejam transferidas para humanos seja pequena, o cuidador ainda deve tomar as medidas de precaução adequadas. Isso inclui o uso de luvas acolchoadas e camisas de manga comprida e a vacinação contra a raiva.
Se você decidiu cuidar de uma colônia de gatos selvagens, aqui estão algumas coisas que você deve fazer:
É fundamental que você conheça os regulamentos vigentes em sua área no que diz respeito ao controle de animais. Existem estados que proíbem a alimentação de colônias de gatos selvagens. Você deve estar ciente de que cuidar de gatos selvagens é uma questão controversa, mesmo em locais que permitem tal atividade. Além disso, será útil ter organizações de contato dedicadas a ajudar a cuidar de gatos selvagens.
O compromisso de cuidar de uma colônia de gatos selvagens dificilmente pode ser assumido por uma única pessoa. Na maioria dos casos, você precisará de alguém para substituí-lo quando não estiver por perto. Encontre vizinhos ou familiares que possam compartilhar esse compromisso.
Se o seu local permite cuidar de uma colônia de gatos selvagens, a próxima coisa a fazer é determinar de qual local cuidar. Prepare armadilhas para gatos que sejam gentis com os ferals. Você pode obtê-lo na clínica animal local e em lojas de ferragens. Você também pode construir sua armadilha para gatos personalizada.
Você deve ser capaz de fornecer as necessidades básicas do gato, como comida e abrigo. Certifique-se de fornecer água fresca regularmente à colônia de gatos selvagens. Depois de começar a alimentar os gatos selvagens em uma determinada hora do dia, tente fazê-lo no mesmo horário todos os dias. É importante estabelecer um horário de alimentação para que os gatos selvagens se acostumem com eles e fiquem dependentes dos alimentos que você fornece. Durante condições climáticas severas, providencie caixas para abrigar os gatos selvagens.
Encontre um veterinário que ofereça programas de esterilização de baixo custo, especialmente para gatos selvagens. É por isso que é importante entrar em contato com organizações de cuidado animal para obter referências delas. Certifique-se também de que os gatos recebem as vacinas necessárias.
Depois de estabelecer a colônia, você deve aprender como mantê-los. Continue a capturar, esterilizar, vacinar e liberar até que toda a colônia seja tratada, incluindo os novos membros que farão parte dela.
Será útil manter um registro de seus gatos selvagens para manter o controle de suas vacinações e outros medicamentos.
Cuidar de uma colônia de gatos selvagens é a abordagem humana para lidar com a crescente população de gatos selvagens. E se você está decidido a cuidar de uma colônia de gatos selvagens, deve perceber que, a partir do momento em que os adotar, eles começarão a depender de você. Portanto, seja um zelador responsável.