Como as pessoas, os animais de estimação têm escrúpulos em relação a medicamentos e são ainda mais difíceis de administrar porque têm dentes afiados que podem morder e ferir você. É um procedimento bastante complicado, mas há muitas maneiras de fazer isso que o tornarão um pouco menos complicado para você e seu animal de estimação. Vamos pegar um gato, por exemplo. Os gatos têm bocas muito pequenas que só podem se abrir amplamente quando estão bocejando. A tarefa para você é abrir a boca do gato e colocar a pílula dentro. Você está pronto para isso? Bem, como dono de um animal de estimação, você é forçado a fazê-lo porque nem sempre pode ir ao veterinário quando seu gato precisa de uma dose diária de antibióticos. Imagine a conta toda vez que você tiver que recorrer a ajuda profissional. Então tente fazer isso sozinho
Veja como medicar seu gato com uma pílula.
Esteja atento aos sintomas que requerem medicação. Enjôos comuns em gatos, como vomitar constantemente e não por causa de uma bola de pelos, diarreia, doença respiratória superior exibida por espirros, nariz escorrendo e tosse e conjuntivite - tudo isso precisa ser tratado e medicado.
Leve seu gato a um veterinário. Imediatamente e não tente comprar medicamentos que não tenham sido prescritos, mesmo que esta não seja a primeira vez que seu gato teve uma doença específica. O check-in com seu veterinário garantirá que seu gato receba o tratamento correto e isso inclui tudo o que deve ser tomado por via oral até que ele fique bom.
Compre os remédios do seu gato. Certifique-se de ter o nome correto e leve a receita por escrito do veterinário à farmácia. Há veterinários que também já têm os remédios em mãos, então, se isso se apresentar a você, tanto melhor. Isso vai economizar o tempo gasto para preencher uma receita. Leia o rótulo dos remédios, leia as informações médicas na folha que veio com os remédios e verifique a data de validade para ter certeza de que está atualizada.
Posicione seu gato confortavelmente. Coloque o gato em uma posição confortável na cama, no colo ou no carpete. Experimente esfregar a barriga dele ou faça com que o gato fique relaxado, mas não muito relaxado a ponto de ele adormecer. Apenas o toque certo para prepará-lo para seus remédios. Você também deve estar na zona com seu gato, caso contrário ele se sentirá nervoso se você estiver sob estresse. Os gatos são sensíveis e podem sentir se o dono está tenso e exausto.
Comece a fase 1. Posicione-se ao lado do gato enquanto segura a pílula firmemente entre o polegar e o indicador.
Passe para a fase 2. Coloque a mão livre na cabeça do gato. Quando posicionado corretamente, você observará que sua mão cobre quase toda a parte da cabeça do gato enquanto a agarra com firmeza e cuidado para não machucá-lo. Continue inclinando a cabeça do seu gato para trás, o que fará com que ele reaja deixando a boca aberta.
Largue a pílula o mais longe que puder. Quando você vir de volta para a boca do seu gato, este é o seu sinal para entrar. Coloque o comprimido dentro da boca do seu gato, mas use um de seus dedos livres para manter a boca aberta, apoiando-o na abertura dos dentes menores, evitando os incisivos afiados a todo custo. Deixe cair a pílula o mais longe que puder, feche a boca e assopre o nariz para incentivar a deglutição.
Você pode observar como seu veterinário faz isso na primeira vez, para que possa fazer sozinho na próxima vez.