Assim que começar a sentir os ventos frios do inverno, é hora de limitar as incursões do seu gato fora de casa. O inverno não é uma estação amigável para gatos, mesmo com pêlo protetor. A exposição prolongada ao frio e à chuva pode causar hipotermia em gatos. A hipotermia grave pode levar à morte.
O tempo frio envolve
O cuidado do gato durante o tempo frio envolve o seguinte:
Manter seu gato dentro de casa. Deixe-a sair apenas quando necessário. Certifique-se de que ela está dentro de casa antes de você se deitar à noite.
Fornecendo uma cama adequada. Seu gato vai precisar de uma cama grossa e macia para dormir, que não seja do chão. Caso contrário, coloque papelão extra no chão embaixo da cama do gato. A localização da cama deve ser em um cômodo aquecido e livre de correntes de ar.
Aumentando a ingestão de proteínas. A proteína torna o pêlo do gato saudável e espesso. Procure alimentos e guloseimas ricos em proteínas.
Completando sua dieta. Fortaleça a pelagem do seu gato adicionando ácidos graxos essenciais à comida. Este tipo de gordura ajuda a engrossar a pelagem do seu gato. Os óleos de peixe fazem sucesso com os gatos. Você também pode adicionar óleo de soja, canola ou cártamo e manteiga à sua dieta diária. Também dê a ela vitaminas E e complexo B adicionais. Isso ajuda a aumentar sua resistência aos resfriados.
Secar o pêlo do seu gato quando molhado. Se você descobrir que o pelo do seu gato, por algum motivo, está molhado, seque-o imediatamente.
Ser gentil com gatos mais velhos ou com problemas médicos. Esses gatos têm mais dificuldade durante os meses de inverno. Seja extremamente gentil com eles ao manuseá-los. Fique atento quando eles estiverem pulando nos móveis e subindo escadas.
Colocando uma tela em frente à lareira. Os gatos adoram ficar onde está quente. No entanto, se o seu gato ficar muito perto da lareira, cinzas quentes e faíscas podem atingir seu pelo. Os vapores que emanam do fogo abrasador podem causar problemas respiratórios e o calor pode secar a pele.
Manter seu gato aquecido ao dirigir ao veterinário. Você pode colocar uma bolsa ou garrafa de água quente enrolada em uma toalha em sua sacola para mantê-la aquecida. Cubra a porta do transportador para bloquear a entrada de correntes de ar externo.
A hipotermia ocorre devido ao frio intenso, fazendo com que a temperatura corporal caia abaixo do normal. Alguns sinais de hipotermia em gatos são:
Tremor excessivo
Movimento lento ou letargia
Respiração superficial
Baixa taxa de audição
Fraqueza corporal
Músculos fortes
Não responde a você ou a outros estímulos
Sinais de depressão
Depois que a hipotermia se instala, os órgãos vitais de seu corpo não funcionam adequadamente. Traga-a ao veterinário imediatamente. Se isso não for possível, envolva-o em toalhas quentes e leve o gato para um quarto aquecido. Use um secador de cabelo na configuração mais baixa para aquecê-la. Mantenha a secadora a uma distância segura para evitar queimar seu corpo. Sempre aqueça seu felino lentamente porque uma mudança repentina na temperatura também é prejudicial para ele.
A congelação também pode acontecer em gatos. Certas partes de seu corpo podem ser afetadas, causando o congelamento de seus tecidos. Isso requer atenção médica imediata. Nunca esfregue a área afetada para não causar danos aos tecidos.
A temporada de inverno exige esforço extra
Cuidar do seu gato durante o inverno exige um esforço extra de sua parte. Mantenha-a dentro de casa o tempo todo e leve-a para fora apenas quando necessário. Com essas dicas, não há razão para que você e seu gato não possam aproveitar os lindos meses de inverno.