Os rins têm um papel importante em manter os cães vivos e saudáveis. Quando os rins falham repentinamente devido a envenenamento, infecções, desidratação e doenças, os cães podem desenvolver insuficiência renal aguda. Embora a insuficiência renal aguda seja uma doença grave, ela pode ser tratada.
Observe seu cão quanto a sinais de insuficiência renal aguda. Os rins regulam o fluido no corpo de um cão e limpam o sangue do cão. Quando os rins não funcionam corretamente, todo o corpo sofre. Observe se o seu cão está com dor, se move lentamente, urina com mais frequência, se tem sede com mais frequência ou se perde o apetite com mais frequência. Estes são sintomas de insuficiência renal aguda. Vá ao veterinário e faça com que o cão faça exames de sangue e urina para confirmar a presença de insuficiência renal aguda.
Remova o veneno. Se o cão ingeriu veneno que fez seus rins falharem, o vômito pode ser induzido para remover o veneno do corpo antes que ele cause mais danos. O estômago do cão pode ser bombeado se o veneno não for removido adequadamente. Quando o veneno permanece na corrente sanguínea do cão, a diálise deve ser feita para limpar o sangue.
Elimine infecções. Testes de laboratório são feitos para determinar quais bactérias estão fazendo com que os rins parem de funcionar. Depois de determinar o tipo de bactéria, são administrados antibióticos ao cão para matar os organismos agressores. O teste é importante porque algumas bactérias são resistentes a certos tipos de antibióticos.
Corrija o desequilíbrio de fluidos e eletrólitos. Os fluidos do corpo do cão transportam eletrólitos e nutrientes que são responsáveis pelo bom funcionamento das diferentes partes do corpo. Os fluidos desempenham várias funções vitais, como regular a temperatura corporal e a pressão arterial. Quando os níveis de fluidos são alterados, podem ocorrer complicações, como desidratação, choque, enfraquecimento dos órgãos e assim por diante. Exames de sangue e urina são feitos para determinar quais fluidos e eletrólitos estão desequilibrados, e transfusão intravenosa é dada ao cão para corrigi-lo.
Trate os sintomas. A insuficiência renal aguda traz muitos desconfortos ao cão. A medicação pode ser prescrita pelo veterinário para aliviar a dor, vômito, tontura e semelhantes. Se a pressão arterial do cão estiver anormal, são administrados medicamentos para normalizá-la. Certifique-se de dar os medicamentos corretamente. O cão deve receber a medicação correta nas quantidades certas e nos momentos certos.
Dê a dieta correta. Os alimentos recomendados são aqueles com baixo teor de proteína, sal e gordura. Essas substâncias são processadas nos rins. No estado atual dos rins, é possível que eles não sejam processados adequadamente, portanto, podem ocorrer pedras nos rins ou até mesmo envenenamento do sangue. O veterinário lhe dará uma lista de alimentos para dar. Vitaminas também podem ser administradas para compensar os nutrientes perdidos.
Evite o estresse. O corpo do cão precisa de todas as suas forças para se recuperar da doença. Evite colocar seu cão sob estresse desnecessário e torne a vida mais confortável para ele.
Submetido à diálise. A diálise é feita para substituir a função do rim. Isso é feito quando outros tratamentos falham e a insuficiência renal aguda é grave. A diálise envolve conectar uma máquina de diálise aos vasos sanguíneos do seu cão para que a máquina possa purificar o sangue.
Obtenha um novo rim. Quando os rins estão gravemente danificados, pode ser necessário um transplante renal. Este é o mais caro de todos os tratamentos e só é possível quando há um rim saudável disponível.
Preste muita atenção ao seu cão e veja se ele está passando por complicações. Previna a recorrência da insuficiência renal aguda, mantendo as substâncias tóxicas longe do seu cão. Dê comida saudável e água limpa ao seu cão para melhorar sua saúde. Acima de tudo, procure orientação de um veterinário licenciado, pois este artigo não substitui seu conselho.