Os cães, como os humanos, também desenvolvem problemas dentários. A condição dentária mais comum que os cães enfrentam é a doença periodontal. Isso acontece quando uma boa quantidade de placa se desenvolve nos dentes, o que causa inflamação das gengivas e desconforto em cães. Pior, isso também pode afetar seriamente a saúde geral dos cães. Portanto, ao observar seu animal de estimação com essa condição, você deve procurar uma maneira de tratá-lo imediatamente. Confira estas dicas para ajudá-lo a lidar com a doença periodontal do seu cão:
Escove os dentes regularmente. O inimigo número um do seu cão aqui é a placa. Portanto, é uma boa medida escovar os dentes do seu animal pelo menos uma vez por semana para combater o desenvolvimento de placa bacteriana. Nos dias em que você não o escovar, é melhor dar-lhe ossos dentais de estimação. Esta é uma boa ferramenta para ajudar seu cão a raspar a placa bacteriana nos dentes.
Considere o uso de ervas para ajudar seu cão com doenças periodontais. O bom de usar ervas é que elas são naturais e suaves para o problema dentário do seu cão. Por um lado, a calêndula é melhor para ajudar a curar o tecido e interromper o sangramento das gengivas. Por outro lado, a equinácea ajuda a combater as infecções, enquanto a uva Oregon é um bom anti-séptico.
Dê ao seu animal de estimação suplementos vitamínicos diários. Um bom exemplo de suplemento que você pode dar a seu cão é a Coenzima Q10. É conhecido por ajudar a reduzir a vermelhidão, o sangramento e os inchaços na gengiva, o que permite uma cicatrização mais rápida. Além disso, considere dar a seu cão suplementos de vitamina C para ajudar a impulsionar o sistema imunológico de seu animal de estimação. Desta forma, o seu animal pode combater facilmente as bactérias que causam esta doença.
Adicione guloseimas saudáveis à dieta do seu animal de estimação. Existem muitas guloseimas para cães no mercado que contêm vitaminas e minerais que ajudam a manter dentes e gengivas saudáveis. Verifique se há guloseimas que contenham polifenóis de maçã, queijos naturais com atividade dentária e minerais. Inclua essas guloseimas na comida do seu cão diariamente para obter melhores resultados.
Submeta seu cão a procedimentos veterinários. Na maioria dos casos, é melhor consultar um veterinário para ajudar a avaliar a condição da doença em seu cão. Dependendo da gravidade da doença, existem várias opções de tratamento veterinário que podem ser aconselhadas para seu cão. Isso pode incluir limpeza dentária, polimento dentário, aplicação de flúor, plantio de raízes e semelhantes. No pior dos casos, a cirurgia periodontal é recomendada para tratar essa condição.
Considere dar medicamentos ao seu animal de estimação. Reduzir a contagem de bactérias presentes na boca pode ajudar seu cão a se livrar da doença. Portanto, é necessário dar-lhe antibióticos. No entanto, consulte primeiro um veterinário para verificar a dosagem adequada e o produto que melhor ajudará seu cão para essa finalidade. Você também pode solicitar medicamentos tópicos para prevenir o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, como produtos que contêm fluoreto estanoso, ascorbato de zinco e clorexidina.
A doença periodontal em cães pode realmente custar muito ao seu animal de estimação. Por isso, é importante que você cuide de sua higiene bucal. Afinal, seu cão não consegue cuidar de si mesmo. Seu animal de estimação deve completamente a você a boa saúde bucal. Portanto, seja responsável o suficiente sobre o tratamento da doença periodontal do seu cão o mais cedo possível.