Como reconhecer e tratar fraturas simples em cães?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 4 min de leitura
As fraturas em animais de estimação referem-se a uma quebra na cartilagem ou osso, causada por uma queda ou pisada. Saiba que alguns animais de estimação são mais suscetíveis a fraturas do que outros, por causa de sua idade avançada ou nutrição deficiente. Se não for tratada, a fratura pode resultar na cicatrização anormal e no realinhamento do osso ou cartilagem. Como você saberá se o seu cão está sofrendo de uma fratura simples? Continue lendo para alguns sintomas e procedimentos de tratamento para fraturas simples em cães:
Procure claudicação ou claudicação. Este é um dos sinais mais óbvios de uma fratura, especialmente se a fratura ocorreu em uma área de suporte de peso do corpo do seu cão. No entanto, não se deve confiar exclusivamente nesses sintomas, principalmente com a possibilidade de a fratura ter ocorrido em uma parte do corpo que não suporta o peso; em alguns casos, um cão pode até ser capaz de usar uma perna fraturada como se ela não estivesse fraturada.
Procure inchaço. Você também deve estar atento para algum pequeno inchaço ao redor de uma parte do corpo ferida.
Observe o comportamento do seu cão. Mesmo que seu cão não pareça estar mancando, você pode suspeitar de uma fratura se ele parecer letárgico, choramingar e preferir deitar em um canto a correr ou andar pela casa como antes. Observe como ele se levanta: uma (ou mais) de suas pernas parece trêmula enquanto ele se levanta? Ele parece andar mais devagar do que o normal?
Suspeite de fratura após um trauma. Especialmente se o seu cão for velho, leve-o ao veterinário para uma inspeção mais detalhada se ele escorregou ou caiu.
Leve seu animal ao veterinário. Quando você tem uma vaga suspeita de que seu cão está com uma fratura, o próximo passo é levá-lo ao veterinário antes que o osso comece a cicatrizar de forma anormal. Não há remédio caseiro para tratar a fratura em suas raízes.
Conheça o procedimento de tratamento a que seu cão será submetido. Primeiro, o veterinário terá que diagnosticar seu cão por meio de uma radiografia (raio-X). O médico pode tirar duas radiografias de seu cão, para comparar um osso normal com o osso fraturado suspeito. Outro teste que seu cão pode fazer é um exame de sangue, mas apenas para verificar se há outras anormalidades ou condições pré - existentes antes de ele possivelmente receber anestesia geral para o tratamento. Assim que o cão for diagnosticado com uma fratura simples, a parte lesada será engessada. Ele pode receber medicamentos injetáveis / orais para a dor, caso sinta dor intensa.
Saiba como facilitar os cuidados com o seu cão quando ele tiver alta. O período de sua cura é um período crítico, e é necessário que você dê o máximo de cuidado para garantir a rápida recuperação de sua lesão. Primeiro, certifique-se de que o gesso sempre esteja limpo e seco; ele também pode precisar ser alterado com freqüência. Você deve levar seu animal ao veterinário para exames de raios-X para que ele verifique se o seu cão está se curando corretamente. Espere que seu cão tenha um período de cura de cerca de 2 a 4 semanas (6 a 12 semanas se o seu cão for relativamente velho).
Alimente seu animal de estimação corretamente. O simples fratura que seu cão sustentada pode ser em parte por causa de uma dieta que está faltando em cálcio, ômega-6 e ômega-3 ácidos graxos. Informe-se com seu veterinário sobre como fortalecer os ossos de seu cão por meio de sua dieta.
Aí está! Estas são algumas das maneiras de reconhecer e tratar fraturas simples em cães. Boa sorte e espero que tenha ajudado!