Como mover seus animais de estimação para o Havaí com sucesso?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 4 min de leitura
Mudar-se, em geral, é uma tarefa que as pessoas não fazem por diversão. Sair do continente é uma tarefa ainda maior, pois não é simplesmente uma mudança de cenário. Na maioria das vezes, é uma mudança de tudo, cultura, clima, até mesmo os fusos horários sofrem uma mudança dramática. Se você é dono de um animal de estimação, a mudança também afetará seu cão. No entanto, como o Havaí é muito rígido com o controle da raiva, você e seu animal de estimação terão que passar por vários processos apenas para levar seu cão, gato ou outro animal de estimação ao Estado de Aloha. Aqui estão algumas orientações e dicas para que você e seu animal de estimação tenham uma maneira mais fácil e rápida de aproveitar o clima do Havaí.
Siga a lista de verificação. A melhor maneira de fazer isso é seguir a lista de verificação fornecida no site do Departamento de Agricultura do Havaí para seu programa de 5 dias ou menos. Com o programa, seu animal de estimação não precisa entrar em quarentena obrigatória de 40 dias. A lista de verificação pode ser encontrada em formato pdf aqui: http://hawaii.gov/hdoa/ai/aqs/aqs-checklist-5.pdf. Siga esta lista de verificação ao pé da letra, pois mesmo um pequeno erro de cálculo ou erro pode desqualificá-lo do programa.
Vacine o seu animal de estimação e faça o teste. Certifique-se de que seu animal de estimação tome pelo menos duas injeções anti-rábica com 90 dias ou mais de intervalo e menos de 90 dias antes da mudança. Um exame de sangue da OIE-FAVN também é obrigatório; seu veterinário local pode fazer isso para você e ele enviará os resultados para a KSU ou DOD. Lembre-se de dizer ao seu veterinário para administrar o teste mais de 120 dias antes de sua mudança, e colocar a palavra HAVAÍ no formulário de submissão do teste de sangue, desta forma, o DOD ou KSU enviará seu arquivo diretamente para o Havaí DA.
Implante um microchip. Para se qualificar para o programa do Havaí, implante um Microchip em seu animal de estimação. Isso normalmente é feito junto com o teste de sangue para raiva, denominado OIE-FAVN. Seu veterinário tem que escanear um microchip para verificar se ele funciona. O custo de tal microchip varia, embora o preço médio de mercado para esses instrumentos úteis seja de cerca de 15€ a 30€
Papelada do arquivo. Você deve imprimir todos os formulários relevantes do site do Departamento de Agricultura do Havaí, certifique-se de armazenar esses e outro lote de cópias em caixas à prova d'água separadas. Os papéis que você precisa trazer são originais ou mesmo as cópias de carbono das vacinas anti-rábicas do seu animal de estimação com a assinatura do seu veterinário, que devem ser enviados para o Centro de Quarentena no Havaí junto com um formulário de importação de animal de estimação autenticado e pagamento. Quanto às suas passagens, lembre-se de reservar um voo para seu animal de estimação, pois algumas companhias aéreas têm um limite para a quantidade de animais de estimação a bordo.
Preparativos finais. Depois de preencher o formulário de exame de sangue, você é obrigado, por lei, a aguardar 120 dias antes de levar seu animal de estimação ao Havaí. Poucos dias antes, não mais de duas semanas, leve sua lista de verificação, junto com seu animal de estimação, ao veterinário para o exame médico final. Depois que seu animal de estimação receber o atestado de saúde e todos os períodos de espera vencidos, você poderá trazê-lo ao Havaí para o programa especial de 5 dias ou menos
Mudar-se para o Havaí está longe de ser as férias que os turistas experimentam. É diferente, de fato, e muito mais rígido quando se trata de animais de estimação, mas se você seguiu todas as etapas da lista de verificação e usou este guia, então a tarefa deve, com sorte, ser diminuída. Aloha!