A doença de Cushing é a produção excessiva de hormônio adrenal, mais particularmente, corticosteróides. Pode ser uma ocorrência natural ou pode ser devido à administração excessiva de corticosteróides como a prednisona.
Crie complicações potencialmente arriscadas
A doença de Cushing é frequente em muitos animais domésticos, especialmente cães. Ele normalmente atinge caninos mais antigos e causa vários tipos de sintomas ásperas. Fora isso, também pode criar complicações potencialmente arriscadas.
A boa notícia é que a doença de Cushing em cães é bastante controlável e seus efeitos podem ser minimizados se você detectar os sintomas precocemente e começar a tratá-los precocemente. Você pode fazer isso com a doença de Cushing do seu cão com alguns passos simples e com a ajuda do seu veterinário.
Fique atento a quaisquer sintomas. Alguns dos sintomas mais típicos da doença de Cushing são barriga flácida, cabelo opaco, preguiça, crescimento lento dos cabelos e sede e micção excessivas. Você deve ter cuidado com esses sintomas, especialmente se seu cão tiver cerca de 10 anos de idade ou mais. Para você saber a lista completa dos sintomas, leia sobre a doença de Cushing. Isso o ajudará a saber o que observar para detectar os sintomas em um estágio inicial.
Leve ao veterinário. Depois de ver alguns sintomas da doença de Cushing se manifestarem em seu cão, leve-o ao veterinário para que seja diagnosticado. Muitas vezes, esses sintomas são muito comuns em outras doenças também. É importante que o veterinário confirme que é doença de Cushing para dar ao seu cão o tratamento correto.
Avalie suas opções. Quando seu veterinário confirmar que é a doença de Cushing, ele lhe dará diferentes opções para tratar nosso cão. Considere todas as suas opções e avalie-as completamente. Seu veterinário pode sugerir procedimentos como cirurgia ou pode sugerir medicação contínua para tratar a doença. Existem diferentes maneiras de tratar a doença de Cushing, por isso você deve considerar a melhor para o seu cão.
Escolha um tratamento. Depois de avaliar todas as opções, escolha um tratamento que considere melhor para o seu cão. Certifique-se de seguir todos os medicamentos ou prescrições para que o tratamento funcione. Parte do tratamento do seu cão é a sua participação em seguir a prescrição e cuidar dele enquanto ele estiver sob medicação.
Avalie a condição do seu cão. Esta etapa é muito importante porque caso o tratamento que você escolheu não pareça estar funcionando em seu cão, você deve trazê-lo de volta ao veterinário para outro diagnóstico. Alguns ajustes podem ser necessários ou pode haver necessidade de alterar o tratamento se aquele que você escolher não estiver funcionando.
A doença de Cushing é um daqueles tipos de doenças que precisam ser tratadas precocemente. Caso contrário, isso prejudicará o sistema imunológico do seu cão, tornando-o suscetível a muitos tipos de infecções. Se você não tratar esta doença, seu cão pode desenvolver outras doenças, como diabetes, insuficiência cardíaca, coágulos sanguíneos, pressão alta e muito mais.
É por isso que, se você tem um cachorro com cerca de 10 anos ou mais, precisa saber como curar a doença de Cushing para prolongar a vida dele.