"Quando todo mundo falhar com você, não se preocupe - você ainda tem seu cachorro." Este ditado significa simplesmente que um cão é o melhor amigo do homem. Um cão nunca vai sair do lado de seu dono através de bons e maus momentos. Seu amor incondicional e lealdade ao seu mestre não podem ser questionados.
Atingir a idade adulta
Se você deseja ter um cachorro, é melhor pegar um enquanto ele ainda é um filhote. Cuidar de um cachorro desde a infância é semelhante a cuidar de uma criança desde a infância. Seu vínculo com eles florescerá desde o momento de seu crescimento até que atinjam a idade adulta. Ao escolher um filhote, observe as seguintes dicas:
Faça sua casa amigável para cães. Prepare sua família para a chegada de um novo membro - o cachorrinho. Existem alguns ajustes a serem feitos. Por exemplo, você deve criar um espaço na casa exclusivamente para o cachorro. Você pode usar um canto da cozinha ou a área sob as escadas ou talvez um gabinete na garagem. Qualquer que seja o local designado para o seu cachorro, certifique-se de que é seguro, confortável e seco. Além disso, você pode ter que proteger alguns de seus pertences do filhote. Como você sabe, filhotes são como crianças - eles são brincalhões e podem derrubar suas vitrines premiadas.
Certifique-se de que você pode assumir a responsabilidade. Cuidar de um cachorro não é uma piada. Os cães não são acessórios ou decorações. Eles são seres vivos, por isso precisam de comida, espaço, atenção e amor. Se você não tem tempo para cuidar de um filhote, não compre. Se seu orçamento é limitado para pagar sua comida e visitas periódicas ao veterinário, esqueça seus planos de ter um cachorro. Outra coisa a considerar é - haverá alguém para cuidar do seu cachorro se você estiver fora da cidade? Se o seu vizinho estiver disposto a fazer isso, vá em frente.
Considere outros animais de estimação na casa. Se você tem um gato, um lagarto, uma cobra, uma tarântula ou um peixe, pense em maneiras pelas quais seu cachorro não interferirá com esses outros animais de estimação. Gatos, por exemplo, não se dão bem com cães. Agora faça um arranjo em que os dois não se choquem.
Decida se você vai levar um filhote macho ou fêmea. Se você está pensando em criar seu cachorro, uma filhote é uma boa escolha. Lembre-se também de que os cachorros machos são bastante agressivos.
Selecione a raça do cachorro dependendo do tipo que você pode controlar. As raças St. Bernard e Great Dane são cães legais. Eles são grandes, mas gentis e calmos. Você pode querer cães menores; nesse caso, você pode optar por terriers. Os chihuahuas são muito pequenos e fáceis de transportar. Sua escolha depende de sua capacidade de lidar com certas raças.
Confirme a saúde do cachorro. Obtenha a certificação de um veterinário sobre o estado de saúde do cachorro. Antes de levá-lo para casa, verifique primeiro se ele tem algumas lesões, percevejos, defeitos físicos e assim por diante.
Ter um cachorro pode fazer a diferença na sua vida. No entanto, você deve perceber as responsabilidades inerentes a ser dono de um animal de estimação. Não compre um filhote só porque todo mundo está fazendo isso ou porque ele será uma boa adição à sua coleção de animais de estimação. Compre um porque gosta e acredita que, tendo um filhote, você será capaz de cultivar seu traço natural de criação.