Está a pensar dar um cão de presente a um ente querido? O processo envolve mais do que apenas comprar um filhote, embrulhá-lo em um lindo pacote com laços e uma etiqueta para presente e colocar o presente embaixo de uma árvore (por razões óbvias, isso não é uma boa ideia)...
Consequência bastante comum
Na verdade, essa decisão é mais do que qualquer outro presente que você possa dar. Ter um cachorro é uma responsabilidade enorme, e muitas vezes os cães são dados como presentes sem um alto nível de consideração. Quando você dá um cachorro de presente sem muita deliberação, você corre o risco de causar uma situação em que o cachorro seja rapidamente colocado para adoção - uma consequência bastante comum de dar cães de presente. Você nunca deve se sentir justificado em surpreender totalmente um amigo ou ente querido com um cachorro. Certifique-se de que a pessoa está disposta a se comprometer com um cão para que o cão seja, sem dúvida, um membro bem-vindo e feliz da família.
Essa pessoa já expressou desejo pela companhia de um cachorro de estimação? Em caso afirmativo, há quanto tempo ela deixou isso claro e o quão sério você diria que ela estava? Se a resposta for "não, ela nunca disse realmente que queria um cachorro", ou "sim, mas isso foi há um tempo" ou "sim, mas não tenho certeza de qual raça ela quer", então não dê um cachorro como um presente. Para dar um cachorro a alguém, você realmente deve isso ao cachorro e à pessoa para avaliar a gravidade da decisão e fazer todas as considerações adequadas.
Se a resposta à pergunta acima for "sim, repetidamente e muito recentemente", você deve se perguntar por que sua amiga ou pessoa amada não escolheu um cachorro para ela. As pessoas podem falar sobre o desejo de comprar um cachorro e, ao mesmo tempo, reconhecer honestamente que isso não acontecerá porque sabem que sua situação atual não é favorável à propriedade de um animal de estimação.
Considere o estilo de vida e o ambiente de vida da pessoa. Examine a vida dele com a mesma precisão com que examinaria a sua. Não pense em comprar um cachorro de presente para ele, a menos que você o conheça bem o suficiente para examiná-lo de perto e de maneira confortável e concluir que ele está pronto para ter um cachorro de estimação. Seu trabalho exige que ele viaje muito? Ele passa muito tempo fora de casa? Ele tem dinheiro suficiente para cuidar do veterinário e pagar comida e brinquedos?
Quem é a pessoa que quer um cachorro? É sua melhor amiga que perdeu seu amado cão de estimação há alguns anos, ou seu sobrinho de cinco anos que nunca teve um animal de estimação? Obviamente, cada pessoa tem uma história diferente e não há duas pessoas iguais quando se trata de seus motivos para querer um cachorro como animal de estimação. Mas você, o potencial doador de presentes, deve avaliar o nível de responsabilidade e cuidado que essa pessoa pode dedicar ao ter um cachorro. Se você está pensando em dar um cachorro para uma criança, converse primeiro com os pais. Deixar de fazer isso pode causar estresse e tensão não intencionais entre todos os envolvidos, e é o que geralmente leva esses cães a serem entregues para adoção logo depois.
E mesmo se você estiver dando o cão a um amigo que recentemente demonstrou sua devoção a um animal de estimação falecido, você deve avaliar cuidadosamente sua prontidão emocional para aceitar outro animal de estimação neste momento. Muitas vezes as pessoas acham que um certo amigo ou ente querido precisa de um companheiro, ou está sofrendo por um longo tempo por causa da partida de um animal de estimação e precisa sair dessa situação apaixonando-se por um novo cachorrinho. Dar um cachorro a alguém sob esses pretextos costuma ser malsucedido e pode facilmente resultar em dor e confusão para o dono e o cão em potencial.
Escolhendo um cachorro. Se você examinou cuidadosamente a situação e pode concluir com segurança que um cão seria um excelente presente amado, então você precisa dar ao seu amigo ou ente querido um cão que se encaixa perfeitamente com seu estilo de vida e condições de vida. Se você já sabe que tipo de cachorro ele tem em mente, muito do seu trabalho foi feito para você. Se não, considere o seguinte antes de comprar um cachorro de presente.
Há crianças pequenas ou outros animais de estimação na foto? A presença de crianças pequenas ou outros animais de estimação - assim como sua idade, tamanho e temperamento - pode afetar significativamente a raça do cão que você selecionar como presente.
Que tipo de espaço para morar seu amigo ou parente tem? Ele pretende que o cão more dentro de casa ou, eventualmente, um cão ao ar livre?
Ela queria um cachorro grande ou um cachorro menor? Que tipo de atividades ela esperava compartilhar com seu companheiro? Se correr e Frisbee estão entre eles, então é provável que ela não queira um bassê.
Se você não tiver certeza sobre todas as perguntas básicas acima, não deve se sentir preparado para apresentar um cachorro ao seu amigo ou parente.
Alternativas mais seguras. O que sugerimos é o que muitos especialistas em animais de estimação recomendam: seja o seu ente querido uma criança pequena ou um adulto maduro e independentemente de quão confortável você se sinta sobre o desejo dela de receber um cachorro em sua vida, a maneira mais segura de dar um cachorro de presente é dar a promessa de um cachorro. Em outras palavras, você pode comprar alguns acessórios reveladores para donos de cães - uma coleira ou tigela de cachorro, cama para cachorro, algumas guloseimas para cachorro ou todas as opções acima - e então embrulhe-os bem e apresente-os em vez de um cachorro de verdade. Dessa forma, o seu ente querido pode decidir honestamente se aceita a oferta. Nesse caso, vocês podem ir juntos escolher um cachorro, felizes em saber que o cachorro e o dono formarão esse vínculo precioso e que esse grande passo na vida foi tratado com o tipo de respeito que merece.