Os gatos vadios são muito comuns e, para um observador compassivo, representam um desafio único. O desafio que muitas vezes enfrentamos como observadores compassivos é descobrir se o gato de rua meramente vagou mais longe do que o normal de um lar amoroso, está realmente perdido, foi abandonado ou não está realmente perdido, mas sim selvagem (nunca foi um animal de estimação). Antes de aceitar um gato de rua como seu, você deve descobrir o status do gato de rua. Aqui estão algumas dicas.
Asseio. O gato está bem cuidado ou tem uma aparência desgrenhada e suja? Acredite ou não, um gato mal cuidado tem menos probabilidade de ser selvagem do que se foi recentemente perdido ou abandonado; leva tempo para que os gatos internos se adaptem à vida ao ar livre e, por um tempo, eles parecerão muito sujos. Um gato selvagem, por outro lado, sabe como cuidar de si mesmo em seu ambiente externo, e um gato interno / externo com um lar amoroso também parecerá mais bem cuidado.
Colarinho. A presença de um colar indica propriedade. Ainda é possível que o gato tenha sido abandonado (e o dono foi descuidado o suficiente para deixar a coleira no gato), mas com toda a probabilidade, um gato com coleira é um gato interno / externo com um lar amoroso ou um gato que tem se perdeu e precisa de sua ajuda para encontrar sua família. Os gatos muitas vezes encontram maneiras de perder suas coleiras de qualquer maneira, e até mesmo um gato sem coleira pode ter uma identificação de microchip.
Gênero. O gato é feminino ou masculino? Se for homem, ele é castrado? Gatos machos de interior / exterior não castrados tendem a vagar por grandes distâncias de casa. As fêmeas e os machos castrados, por outro lado, ficam mais perto de suas casas quando brincam ao ar livre.
Comportamento. Apesar de nossas expectativas comuns, os gatos selvagens e os gatos perdidos costumam se comportar da mesma forma arisca e defensiva. No entanto, a atitude deles para com você será diferente quando você começar a fornecer alimentos; o animal de estimação perdido levará muito menos tempo para expressar afeto do que o gato selvagem, que raramente perde a cautela.
Qualquer um desses marcadores, por si só, não ajudará a determinar o status do gato de rua, mas a combinação dessas observações pode levar a uma avaliação mais precisa. Por exemplo, se você observar um gato de rua macho castrado que você não viu antes e ele não tem coleira, examine sua higiene. Se ele está sujo, é provável que tenha ficado do lado de fora por um período mais longo do que antes. Seu casaco sujo sugere que ele está perdido ou abandonado, e como um homem não castrado, ele não teria se afastado de casa naturalmente. O que você faz agora?
Depois de derivar tudo o que você pode da observação, essas observações podem informar seus esforços proativos finais.
Faça uma varredura no gato em busca de uma identificação de microchip. Muitos donos de gatos sabem que seus gatos odeiam coleiras e irão arrancá-los na primeira chance possível.
Fale com os vizinhos. Explique suas observações sobre o gato, perguntando se eles conhecem um dono.
Poste fotos em postes de telefone e postes de rua em sua vizinhança. Polvilhe um pouco em uma área maior também, caso o gato perdido tenha conseguido se afastar de casa.
Utilize a seção de classificados de seu jornal local. É sempre uma boa ideia verificar esta seção para postagens de "gato perdido", bem como fazer suas próprias postagens. Lembre-se de se proteger contra reclamações fraudulentas sobre o gato, entretanto. Descreva o gato bem o suficiente para que qualquer proprietário perceba, mas mantenha uma característica física reconhecível omitida no anúncio. Dessa forma, quando as pessoas ligam, você pode testar sua familiaridade com o gato.
Comunique-se com abrigos locais e consultórios veterinários. Conte-lhes sobre sua situação porque, se o gato tiver uma família amorosa procurando por ela, provavelmente eles também estão checando em abrigos locais.
Se suas observações o levaram a acreditar que o gato de rua é selvagem, você ainda deve falar com os vizinhos. Gatos selvagens tendem a ficar em uma área onde podem contar com comida, então há uma boa chance de que um de seus vizinhos já esteja alimentando o gato de rua (e provavelmente outros também). Quer encontre um vizinho que cuide dos gatos selvagens ou seja o único que reconhece o problema dos gatos vadios, deve abordar as seguintes questões.
Certifique-se de que o alimento seja fornecido (e removido) em horários previsíveis para os gatos.
Os gatos precisam de abrigo em climas úmidos e frios. Uma pequena cabana de madeira cheia de palha funciona bem.
Quantos gatos vivem em sua vizinhança? Algum esforço foi feito para esterilizar e neutralizar os membros da comunidade feral? Geralmente, onde há um gato selvagem, há vários outros. Eles podem não se mostrar até que estejam acostumados com sua rotina de alimentação, mas uma vez que você encoraje sua familiaridade, você (ou qualquer vizinho que cuide deles) deve prender cada um individualmente para esterilização ou castração.
Se a sua comunidade de gatos selvagens já tiver gatinhos, eles devem ser separados do grupo, vacinados e ter bons lares.
Os gatos merecem nossa atenção e amor, estejam eles perdidos, abandonados, selvagens ou simplesmente vagando longe de seus lares amorosos. Se você tomou as medidas adequadas para determinar o status do gato de rua e deseja trazê-lo para sua família, consulte nosso artigo "Como adotar um gato de rua ".