Seu veterinário pode prescrever medicação oral para seu gato em uma ampla variedade de situações. Para que a saúde do seu gato melhore, é importante que esses medicamentos sejam administrados dentro do prazo e de acordo com as instruções do veterinário. Isso pode ser complicado, pois muitos gatos odeiam qualquer tipo de medicamento. Existem algumas dicas que podem tornar esse processo muito mais tranquilo. Veja como dar medicamentos orais a gatos:
Siga as instruções do seu veterinário. Alguns medicamentos orais podem ser administrados com alimentos, enquanto outros devem ser administrados com o estômago vazio. Alguns são administrados uma vez por dia, enquanto outros devem ser administrados 2 ou 3 vezes. Sempre siga as instruções ao dar medicamentos por via oral a seus gatos.
Relaxar. Os gatos podem sentir sua ansiedade. Eles não irão facilmente seguir qualquer plano que eles sintam que pode ser desconfortável para eles. Fique sempre relaxado ao dar medicamentos orais a gatos. Se você estiver tendo problemas para colocar o medicamento na boca do gato, faça uma pausa e volte ao assunto mais tarde, em vez de deixar seu gato (para não falar em você!) Todo preocupado com isso. Fale baixo, em voz baixa, e certifique-se de que tem tudo de que precisa, inclusive a medicação, antes de se aproximar do gato.
Alimente dentro da comida. Se a medicação oral do seu gato vier na forma de comprimidos que podem ser administrados com comida, esconda-os dentro de uma pequena bola de comida enlatada para gatos. Primeiro dê ao seu gato essa bola sem um comprimido para ter certeza de que ele a comerá inteiro. Alguns gatos podem cuspir o comprimido, comendo a comida ao redor. Gatos que dão pequenas mordidas podem acabar mordendo a cápsula ao meio; isso torna muito mais difícil medicá-los na segunda tentativa. Alguns comprimidos podem ser esmagados para serem facilmente misturados com a comida do gato, mas pergunte ao seu veterinário antes de esmagar o medicamento do seu gato. Atum ou outros alimentos de cheiro forte podem ajudar a encobrir a presença de medicamentos.
Alimente comprimidos ou cápsulas sem comida. Se você estiver tentando dar um comprimido ou cápsula ao seu gato sem comida, segure a cabeça do gato de cima para baixo, pelas maçãs do rosto. Este método manterá a cabeça firme sem causar muito desconforto para o seu gato. Quando você inclina a cabeça para trás, o gato abre automaticamente a mandíbula inferior. Coloque o comprimido na boca aberta, o mais para trás possível. Em seguida, feche a boca e assopre na cara do seu gato. O ar vai encorajá-lo a engolir. Você deve trabalhar rápido ou o gato cuspirá o medicamento.
Medicamentos líquidos sem comida. Os medicamentos líquidos devem ser administrados na lateral da boca do gato, em uma bolsa entre os dentes e a bochecha. Use um conta-gotas para injetar rapidamente o medicamento na boca, mantenha a boca do gato fechada e assopre o nariz para que ele engula. Não incline a cabeça do gato para trás ao administrar medicamentos líquidos, pois isso pode fazer com que o líquido entre acidentalmente na traqueia. Você pode praticar com água primeiro, se isso o deixar mais confortável com o processo.
Se você estiver tendo problemas para dar medicação oral ao seu gato, converse com o seu veterinário. Ela pode misturar o medicamento de uma forma que seu gato considere mais aceitável. Se você não puder medicar seu gato, o veterinário pode pedir que você traga o gato diariamente para que a medicação possa ser administrada em seu consultório.