Como identificar e tratar o hipertireoidismo felino?
Renato Wilson Pires
• 3 min de leitura
O hipertireoidismo felino é um distúrbio em gatos mais velhos, causado por um tumor adenoma benigno que cresce na glândula tireoide.
O início deste distúrbio pode ser gradual e não ser reconhecido até que os sintomas estejam muito avançados. Um gato com este distúrbio pode ter perda de peso, aumento do apetite, aumento da sede, aumento da micção, nervosismo e vômitos. O gato deve ser levado ao veterinário e o proprietário deve solicitar um exame de sangue completo, incluindo um teste de tireoide. O exame de sangue também descarta outros distúrbios, como diabetes e doenças renais.
Gatos que não são tratados geralmente morrem de insuficiência cardíaca, pois a doença faz o coração bater mais rápido e pode causar um espessamento da parede do coração. O líquido se acumula no peito e o gato começa a chiar e tossir. O tratamento do hipertireoidismo pode resolver os problemas cardíacos, mas o gato também pode precisar de medicação para o coração até que o coração esteja mais saudável.
O tratamento da doença depende do gato. O tratamento preferido é a radioterapia com iodo para gatos saudáveis. O gato é injetado com isótopos de iodo radioativo que se concentram na glândula tireoide aumentada e a destroem. Isso resolve o problema completamente. No entanto, esse método é muito caro e requer pelo menos 72 horas de hospitalização.
A cirurgia que remove cerca de três quartos da glândula tireóide também pode ser feita. Resta a glândula suficiente para produzir os hormônios necessários, mas não o suficiente para superproduzi-los. Isso também é feito em gatos relativamente saudáveis. As desvantagens são que o gato pode ter removido muita tireoide, necessitando de um tratamento para a tireoide baixa, ou pode haver algum tecido tireoidiano em outra parte do corpo que pode produzir hormônios em excesso.
A medicação oral é o terceiro tratamento de escolha. Isso é usado para animais mais velhos, aqueles que podem não sobreviver à cirurgia ou ter outros problemas de saúde. Como a superprodução do hormônio tireoidiano aumenta o fluxo sanguíneo para os rins, permitindo que funcionem melhor, o tratamento com iodo ou a cirurgia podem agravar a doença renal e o gato pode ficar doente novamente.
A medicação oral permite ao veterinário reduzir o hormônio da tireoide para fazer o gato se sentir melhor, mas mantém o hormônio suficiente no sistema do gato para ajudar os rins. A maioria dos gatos tolera bem a medicação a longo prazo, o que o torna um tratamento desejável.
O proprietário deve solicitar um exame de tireoide para gatos com mais de 8 anos quando o gato for fazer o check-up anual. Um dono cuidadoso tomará nota de qualquer mudança nos hábitos da bexiga ou intestino, ou nos hábitos alimentares, e procurará tratamento para seu gato imediatamente.
Dicas rápidas:
Qualquer mudança nos hábitos de um gato mais velho pode ser um sinal de doença, mesmo que pareça positiva, como o gato se tornar mais afetuoso.
Familiarize-se com todas as opções de tratamento antes de tomar uma decisão.