Como identificar e tratar a peritonite infecciosa felina?
Eduarda Alves de Paiva
• 3 min de leitura
A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma doença em gatos causada por uma infecção por um coronavírus.
A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma doença em gatos causada por uma infecção por um coronavírus. Ele ataca os glóbulos brancos, onde o vírus cresce e sofre mutações, usando as células para se transportar pelo resto do corpo do gato. A PIF causa inflamação grave no local da infecção e pode levar a uma variedade de sintomas. Aqui está o que você precisa saber sobre a peritonite infecciosa felina.
Gatinhos e gatos com mais de 14 anos de idade são mais suscetíveis à peritonite infecciosa felina, pois seu sistema imunológico é mais frágil.
O coronavírus que causa a PIF pode se espalhar pela saliva ou pelas fezes de um gato. Os gatos são infectados com o vírus por meio do contato direto com um gato infectado, inalando o vírus ou recolhendo-o de uma superfície contaminada, como móveis, brinquedos, pratos de comida ou carpetes. O vírus não é transmitido da mãe para os filhotes, nem pode ser transmitido pelo leite materno.
Se você tiver um gato infectado com PIF e também tiver outros gatos em sua casa, as chances de a doença se espalhar são muito altas. O vírus pode ser eliminado nas superfícies domésticas com a maioria dos produtos de limpeza ou detergentes comerciais ou com alvejante.
Os sintomas iniciais da peritonite infecciosa felina incluem espirros, olhos lacrimejantes e dificuldades respiratórias leves. Freqüentemente, ocorre uma infecção intestinal leve, causando diarreia. A maioria dos gatos que contraem a doença se recupera rapidamente, mas permanecem portadores do vírus. Para alguns gatos, no entanto, a PIF se transforma em uma doença fatal, e isso pode ocorrer semanas após a infecção inicial ou mesmo anos depois.
Conforme a doença progride, outros sintomas incluemperda decabelo e peso, perda de apetite, problemas digestivos, depressão e febre alta. Isso leva ao acúmulo excessivo de líquido no abdômen ou no peito, dificultando a respiração do gato.
Dicas rápidas: A peritonite infecciosa felina afeta gravemente apenas uma pequena porcentagem de gatos que são infectados.
Os sinais de peritonite infecciosa felina grave incluem insuficiência hepática e renal, problemas neurológicos como desorientação e paralisia, diabetes, vômitos e infecções oculares que podem levar à cegueira. Cada gato apresentará sintomas diferentes, dependendo da gravidade da infecção e do vírus específico que contraíram.
A FIP é uma doença incurável. Embora não haja tratamento conhecido para essa condição, os veterinários podem prescrever medicamentos e terapias para aliviar alguns dos sintomas e melhorar a qualidade de vida do gato.
A expectativa de vida de um gato com diagnóstico de peritonite infecciosa felina varia de meros dias a cerca de oito meses. A doença não se espalha para outros animais ou humanos, mas é facilmente transmitida de gato para gato.
Cuidado:
Se você suspeita que seu gato tem PIF, leve-o ao veterinário imediatamente.
Se você tem um gato que morre devido à peritonite infecciosa felina, certifique-se de que sua casa e todas as superfícies estejam bem limpas e desinfetadas antes de trazer um novo gato para sua casa.
Dicas rápidas:
A peritonite infecciosa felina afeta gravemente apenas uma pequena porcentagem de gatos que são infectados.
Quando a PIF evolui para uma doença grave, é intratável.