Você sabia que os gatos podem ter acne? Esta condição é causada pelos mesmos fatores que causam acne em humanos, poros obstruídos por óleo. A acne do gato é mais comumente vista sob o queixo e ao redor dos lábios do gato. Você também pode ver áreas pretas que parecem sujeira ou gordura no pelo do seu gato, embaixo ou no queixo. Acne felina pode ser tratada em casa, embora casos graves possam precisar dos cuidados de um veterinário Veja como tratar a acne de gato:
- Enxágue a área. Use um pano limpo e água morna para lavar delicadamente o queixo do seu gato e a área afetada uma vez por dia. Ter outra pessoa segurando o gato enquanto você lava seu rosto pode fazer tudo ficar muito mais suave. Limpar o rosto do gato após cada refeição pode reduzir drasticamente a acne felina. A água pode ou não remover quaisquer áreas pretas do rosto ou queixo do seu gato.
- Use sabonete antibacteriano. Se água pura não parece estar ajudando, use um sabonete antibacteriano neutro, formulado para humanos ou especificamente para gatos. Certifique-se de enxaguar bem a área com sabão para que o gato não ingira o sabão. Outro remédio caseiro é uma colher de sopa de sais Epson em duas xícaras de água morna. Mergulhe um pano nesta mistura e segure-o contra o queixo do seu gato por cinco minutos. Em seguida, enxágue a área. Você também pode usar almofadas anti-acne humanas, mas consulte o seu veterinário para saber mais sobre os ingredientes seguros antes de escolher esse caminho.
- Lave os pertences do seu gato. Se possível, lave a comida e a água do seu gato todos os dias. Você também pode mudar de tigelas de plástico para pratos de vidro, cerâmica ou metal, que são menos propensos a fornecer um terreno fértil para as bactérias que causam acne. Lave quaisquer brinquedos ou outros pertences que entrem em contato frequente com o rosto do seu gato.
- Visite o veterinário. Dentro de uma ou duas semanas após o tratamento em casa, a acne do seu gato deve começar a melhorar visivelmente. Se não, visite o veterinário. Seu veterinário pode recomendar opções de tratamento adicionais, como gel de peróxido de benzila e antibióticos para prevenir infecções. A acne do gato pode parecer relativamente trivial, mas se não tratada, pode se tornar bastante séria. Seu gato pode até desenvolver espinhas. A acne felina não tratada pode se tornar foliculite ou inflamação na pele do gato que ocorre nos folículos pilosos. Esta condição requer tratamento veterinário em vez de remédios caseiros.
Acne felina é mais freqüentemente observada em gatos brancos ou de cor clara e pode aparecer em uma variedade de tipos, incluindo cravos pretos, pele oleosa ou outras descolorações ou manchas. É particularmente comum em gatos persas, embora possa acontecer em todas as raças de gatos e em gatos de todas as idades.