Embora os cães sejam conhecidos por terem mais problemas oculares do que os gatos, quando um gato desenvolve uma infecção ocular, geralmente causa danos duradouros. A conjuntivite, ou olho rosa, ocorre quando a conjuntiva, ou a membrana mucosa rosa do canto do olho, fica inflamada e vermelha. Esta infecção pode afetar um ou ambos os olhos. Se os olhos do seu gato parecem ter desenvolvido olho-de-rosa, veja como tratar a conjuntivite do gato:
Aprenda os sintomas da conjuntivite em gatos. A conjuntivite é a infecção ocular mais comum em gatos. Se o seu gato tem olho rosa, ele pode estar apertando os olhos e tendo secreção aquosa em um ou ambos os olhos. Esta secreção pode parecer clara, verde ou amarela. Os olhos do gato podem estar turvos. Freqüentemente, a conjuntivite se desenvolve junto com os sintomas de uma infecção respiratória superior.
Vá ao veterinário. Um veterinário geralmente pode diagnosticar a conjuntivite por meio de um exame físico, embora testes ocasionais possam ser necessários. Para tratar a conjuntivite felina causada por irritantes, vírus ou bactérias, o veterinário prescreverá antibióticos tópicos. Se o seu gato é propenso a conjuntivite recorrente, o veterinário pode injetar medicamentos diretamente na conjuntiva, a parte do olho que está ficando inflamada.
Administre os medicamentos para os olhos. Use os antibióticos tópicos conforme prescrito. Normalmente, isso significa aplicar a pomada ou gotas nos olhos do seu gato de quatro a seis vezes por dia. Essa tarefa demorada pode exigir duas pessoas, uma para segurar o gato imóvel enquanto a outra aplica a medicação. Seja cuidadoso ao usar o medicamento conforme as instruções, ou a conjuntivite do seu gato pode não melhorar. 1 a 2 gotas diretamente no olho, ou cerca de meia polegada de pomada por olho, geralmente é suficiente. Os olhos devem então ser fechados para espalhar o medicamento por toda a superfície do olho.
Mantenha seu gato calmo. Alguns gatos desenvolvem conjuntivite recorrente devido ao estresse, da mesma forma que algumas pessoas sofrem de herpes labial recorrente. Controle a conjuntivite evitando mudanças na rotina do seu gato para prevenir surtos de sua condição. Por exemplo, evite introduzir novos gatos na casa ou mudar a comida, a cama ou a localização da cama ou da caixa de areia do seu gato. Se o seu gato tiver um surto de olho rosa, converse com o seu veterinário sobre as medidas adequadas para reduzir o desconforto.
Volte ao veterinário. Se os sintomas do seu gato não melhoraram, visite o veterinário novamente. Em casos raros, a conjuntivite não responde bem aos antibióticos tópicos ou parece melhorar e depois piorar ou voltar. Seu veterinário pode realizar testes para determinar um segundo método de tratamento. Por exemplo, alguns tipos de conjuntivite só podem ser tratados por infecção ou por meio de comprimidos.
Embora a conjuntivite seja mais comum em gatos de pêlo comprido, qualquer gato pode desenvolver essa infecção. Também é mais comum em gatos que passam muito tempo ao ar livre, onde podem entrar em contato com irritantes oculares ou entrar em brigas com outros animais, causando traumas nos olhos. A conjuntivite em gatos é fácil de diagnosticar e tratar, mas deve ser tratada assim que os sintomas forem percebidos.