Como agir quando o futuro da sua empresa não está claro?
Neuza Lara Domingues de Castro
• 4 min de leitura
Vivemos em tempos incertos. O futuro é ainda mais incerto. Para as pequenas empresas, sobreviver a tempos voláteis exige pensar com atenção, estar à frente com estratégias e sempre estar no topo das coisas. Ora, mesmo as grandes empresas estão lutando para sobreviver hoje em dia!
Os negócios que sobrevivem e têm sucesso têm certas características específicas que os distinguem daqueles que desaparecem. Eles têm sucesso devido a certas decisões, ações e atitudes por parte do (s) empreendedor (es).
Vejamos algumas etapas que irão manter a empresa em boa posição quando seu futuro não estiver claro.
Avalie seu negócio e sua estrutura de custos atual. Veja se separar certas seções do negócio significa salvar o negócio sem afetar a visão do negócio. Operações de galpão ou áreas de negócios, que não são essenciais para o negócio. A diversificação também pode tornar a gestão de negócios mais cara do que se limitar a uma especialização.
Os objetivos atuais de curto prazo para o seu negócio podem não ser o que seriam alguns meses ou anos antes. Enquanto analisa cuidadosamente o negócio acima, reafirme as metas de negócios. As novas metas devem abordar situações e necessidades alteradas.
Elabore um novo plano, orçamento e faça alterações nos planos de curto prazo. Comunique-se com fornecedores e parceiros afetados, funcionários e clientes.
Durante a reavaliação, veja onde os custos podem ser cortados e o dinheiro economizado. Procure maneiras mais eficientes de fazer as mesmas coisas ou de interromper totalmente a atividade. Os custos estruturais, que são afetados pelos clientes, presença geográfica, cesta de produtos e unidades de manutenção de estoque devem ser cortados, tendo em mente as metas e condições de mercado revisadas e atuais.
Após a racionalização de custos, analise a gestão e os fluxos financeiros e veja se uma forma melhor de administrar ou mais fluxo de fundos pode ajudar o negócio.
Agora comece com a implementação do novo plano. Ter metas de curto prazo, que se acumulam em objetivos mais longos. Tenha tarefas menores e ações diárias para cada equipe e todos os membros da equipe.
Quando o plano precisar de reestruturação da estrutura organizacional, faça-o imediatamente. Idealmente, uma maneira de lidar com isso em tempos difíceis seria parar de recrutar quando surgirem vagas. Outra opção é dar aos funcionários a opção de trabalhar menos horas para compartilhar uma função, em vez de dispensá-los.
Tenha uma atitude positiva de 'nós vamos conseguir'. Ser otimista evita que você se preocupe e o manterá melhor preparado para a tomada de decisões, evitando que o moral dos funcionários caia.
Melhore suas habilidades e as de sua equipe. Permita que todos tenham uma temporada em vendas para entender essa função, adquirir uma nova habilidade ingressando em um curso e assim por diante.
Como prática de negócios, não espere por uma desaceleração para gerenciar os detalhes. Essas são coisas que você pode e deve fazer continuamente para ver uma recessão chegando e se preparar para ela.
Esteja sempre por dentro das notícias financeiras e da forma como o setor está se movendo.
Controle seus custos e esteja sempre atento para gerenciar e reduzir.
Verifique os níveis de estoque e giro.
Reveja todas as linhas de produtos e serviços, bem como contas de clientes individuais. Pare aqueles que não fazem sentido para continuar.
Busque descontos e melhores ofertas com seus fornecedores e em suas compras.
Esteja sempre à procura de formas melhores e mais inteligentes de fazer negócios.
O futuro não ficará claro se você estiver procurando os sinais e trabalhando para obter melhores condições. Você é o melhor ativo do seu negócio. Mantenha a cabeça, trabalhe nos seus objetivos (faça menores e para prazos mais curtos) e você saberá como navegar para tempos melhores!