O cachorro da montanha birmanês é um cachorro grande. É uma das quatro raças de Sennenhund. São cães muito carinhosos que são excelentes companheiros. O cão da montanha birmanês tem um comportamento calmo e se dá bem com quase todo mundo, incluindo humanos e outros animais de estimação.
Embora o cão da montanha birmanês seja um cão de boa índole e um companheiro dedicado, os proprietários em potencial devem estar cientes de que eles são cães de vida curta, sujeitos a certas condições de saúde. A média de vida de um cão da montanha birmanês é de sete anos, embora alguns tenham vivido mais.
Síndrome do intestino irritável
A raça birmanesa é propensa a doenças musculoesqueléticas, como artrite e disfasia de quadril. Os cães da montanha birmanesa também têm uma taxa mais alta de câncer do que muitas outras raças. Esses cães também podem sofrer de síndrome do intestino irritável, catarata e muitas vezes são propensos a alergias. Os proprietários potenciais devem estar cientes de que as despesas veterinárias podem ser caras, mas isso é válido para a manutenção da saúde de qualquer animal de estimação.
Com os devidos cuidados e atenção, as despesas médicas não precisam ser exageradas. Compreender as necessidades de seu animal de estimação e dar-lhe os cuidados adequados pode fazer a diferença em sua saúde interna e externa. Como o cão da montanha birmanês é um cão grande, ele precisa de espaço adequado para se esticar e ficar confortável. Este não é um cão que deve ser confinado a um pequeno curral ou casinha de cachorro. Se o cão tiver uma casinha, ela deve ter o tamanho adequado para que o cão possa se levantar, se virar e se esticar confortavelmente. Como os cães da montanha birmaneses são propensos a doenças musculoesqueléticas, pequenas áreas podem agravar uma condição existente.
Cães da montanha birmaneses
O cão da montanha birmanês precisa de muito exercício, mas não deve ser sobrecarregado devido a potenciais problemas de saúde. O cão precisa de atividade em sua rotina e deve ser levado para caminhadas regulares ou permitido para correr e brincar ao ar livre em uma área cercada dependendo de sua localização. O cão da montanha birmanês não foi criado para um clima quente, embora se adapte e possa se dar bem em áreas mais quentes com os devidos cuidados. Certifique-se de que seu cão tenha água fresca disponível o tempo todo. Os cães da montanha birmanesa são cães grandes que podem consumir muita água, então você deve ter certeza de que seu cão sempre terá água. Seu cão também precisa estar frio em climas quentes. Se ele estiver ao ar livre, certifique-se de que ele tenha sombra. Se o seu cão for mantido dentro de casa, certifique-se de que não esteja excessivamente quente lá dentro.
Um ambiente calmo é o melhor para o cão da montanha birmanês. Eles não toleram bem o estresse. Um cão da montanha birmanês tem necessidades moderadas de cuidados pessoais. A pelagem é um tanto áspera e densa. A escovagem regular pode manter a pelagem saudável e em boas condições. É importante passar bastante tempo com seu cachorro da montanha birmanês. Esta raça é muito amorosa e prospera com a quantidade adequada de interação com seus companheiros humanos. Alimente seu cão da montanha birmanês e uma dieta bem balanceada de alimentos secos e úmidos. Certifique-se de que todas as vacinas do seu cão estão em dia e leve-o para check-ups veterinários regulares. Com os devidos cuidados, seu cão da montanha birmanês pode viver uma vida plena e saudável.