Como educar a criança com transtorno desafiador de oposição?

Isso é especialmente verdadeiro no caso de crianças com TDO
Isso é especialmente verdadeiro no caso de crianças com TDO. Ele precisa saber o que vem a seguir em seu dia.

Se seu filho é beligerante, tagarela e totalmente desobediente, é hora de examinar mais de perto os motivos. Todas as crianças passam por momentos em que simplesmente não obedecem, mas a criança com Transtorno Desafiador de Oposição (TDO) é aquela que nunca obedecerá e que sempre ultrapassará os limites da família. A criança com ODD é um instigador. Ele adora cutucar, cutucar e fazer todas as pequenas coisas nos bastidores para colocar seus irmãos em apuros. Ele é a criança que desafia tudo o que você diz. Na maioria das vezes, essa criança não terá amigos.

Criança chega em casa

Ele pode ou não ter problemas na sala de aula. Muitas crianças com esse transtorno vão bem na escola, mas agem em casa. Geralmente, pensa-se que isso ocorre porque a criança, compreendendo desde cedo que seu comportamento não é socialmente aceitável, pode se controlar durante o horário de aula, mas em algum momento, essa criança precisará ser liberada. Em casa, ele se sente seguro e sabe que é amado. Ele não precisa mais segurar tudo. Quando seu filho chega da escola, ele costuma gritar durante todo o trajeto do ônibus até a casa. Uma vez lá dentro, o colapso aumenta até que você, pai, deseja que ele ainda estivesse na escola.

Ele precisa saber que não importa o quão incontrolável ele se torne
Ele precisa saber que não importa o quão incontrolável ele se torne, você ainda o amará.

Assim começa o ciclo com o qual todos os pais de crianças ODD podem se relacionar. Você sente que é o culpado. Você duvida da sua paternidade. Você se sente culpado por desejar que a criança tivesse outro lugar para ir. Você se encontra esgotado, com raiva e incapaz de lidar com a situação. A seguir estão algumas coisas que você pode fazer para reduzir os colapsos e assumir o controle novamente.

  1. Estabeleça um ambiente seguro e de suporte. Uma criança com ODD precisa ter segurança. Ele precisa saber que a mãe e o pai sempre estarão lá para ajudá-lo. Ele precisa saber que não importa o quão incontrolável ele se torne, você ainda o amará.
  2. Crie um cronograma e cumpra-o. As crianças precisam de um cronograma. Isso é especialmente verdadeiro no caso de crianças com TDO. Ele precisa saber o que vem a seguir em seu dia. O caminho mais certo para um colapso e um comportamento incontrolável é a falta de um cronograma. Essas crianças querem saber se tudo segue uma determinada ordem. Você pode dar a seu filho seu próprio calendário para que ele possa controlar seus próprios compromissos. Use um cronograma para tarefas e trabalhos escolares. Seu filho ODD anseia por organização.
  3. Estabeleça limites claros e concisos. Seu filho deve saber o que acontecerá se puxar o cabelo da irmã ou quebrar todos os brinquedos do quarto em um acesso de raiva. Determine os comportamentos que causam mais conflitos em sua casa e anote -os. Escolha três ou quatro deles para trabalhar. Sente-se com seu filho e peça-lhe que o ajude a traçar um plano. O plano deve indicar o comportamento indesejado e, em seguida, a consequência de se envolver nesse comportamento:
    • Chute: tempo limite de 10 minutos.
    • Morder: tempo limite de 10 minutos.
    • Brinquedos de quebrar: O brinquedo favorito é levado embora por três dias.
    • Birra de temperamento: Meia hora no quarto para se controlar.
  4. Seja consistente. Você precisará aplicar exatamente a mesma disciplina sempre que seu filho quebrar a regra. Se você continuar uma vez e não na outra, a criança sentirá que está no controle. O mais importante para uma criança com TDO é controlar as pessoas ao seu redor. Se você deixá-lo assumir o controle, perderá qualquer chance de ele obedecê-lo. Consistência é a chave!
  5. Nunca grite ou fique com raiva de seu filho. Uma criança com ODD literalmente se fecha quando alguém grita com ela. Ele não pode te ouvir. Esse fenômeno é amplamente discutido em A criança explosiva. Mantenha sua voz suave, mas firme, suave, mas autoritária.

Lembre-se de que o ODD é um transtorno. Seu filho pode querer obedecer e tentar muito obedecer, mas simplesmente não consegue reunir esse tipo de autocontrole. Você pode ajudá-lo a controlar seu comportamento, controlando seu ambiente. Seu filho não quer te pegar ou tornar sua vida miserável. Quando você pode ver o ODD como um transtorno, em vez de um desafio flagrante, pode ser mais fácil colocar em prática as ferramentas que ajudarão seu filho e sua família a viver em harmonia.

Artigos relacionados
  1. Como jogar jogos de troca de fraldas com seu bebê?
  2. Como posicionar um bebê prematuro dormindo?
  3. Como proteger as crianças de agressores?
  4. Como praticar a troca segura de fraldas?
  5. Como preservar uma roupa especial para bebês?
  6. Como colocar um bebê para dormir?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail