Os terriers tibetanos são cães extrovertidos e de alta energia que, na verdade, não são membros da família dos terrieres. Eles são classificados mais de perto como um cão trabalhador da fazenda ou um cão do templo. Aparentemente, os europeus os nomeavam da mesma forma que se lembravam dos Terriers em casa. Eles são uma raça de tamanho médio, com uma pelagem longa, espessa e pesada. A raça é relativamente rara e pode ser de cor sólida, parcialmente colorida ou tricolor. Aqui estão algumas dicas e truques para cuidar do seu Terrier Tibetano.
O terrier tibetano tem uma pelagem dupla espessa e deve ser escovado regularmente. Deve ser escovado todos os dias. Se sua pelagem espessa não for mantida e cuidada, ela se transformará em uma grande esteira e terá que ser raspada rente à pele.
Use um condicionador leve ou uma solução desembaraçante na pelagem ao escovar; ajudará a remover emaranhados e ajudará a prevenir o aparecimento de novos emaranhados.
Por volta dos dez meses, seu filhote tibetano passará por uma mudança de pelo de filhote para adulto. Durante esse tempo, você precisará prestar atenção especial à aparência e ao penteado. O pêlo se embaraça facilmente e requer cuidados extras.
Se você não tem tempo para cuidar do seu terrier tibetano, tome cuidado ao escolher um tratador que tenha alguma experiência no tratamento dessa raça incomum.
Se a pelagem do tibetano estiver bem cuidada, você terá uma queda mínima.
Verifique as orelhas regularmente e limpe-as com um pano macio. Retire com cuidado o excesso de cabelo com a ponta dos dedos.
Os terriers tibetanos não requerem banhos frequentes. Se você os banhar com muita frequência, sua pelagem espessa será seca. Não os dê banho mais frequentemente do que uma vez a cada dois meses.
Leve seu cão ao veterinário pelo menos uma vez por ano para um check-up, injeções de rotina e um teste de dirofilariose.
Socialize e treine o seu terrier tibetano enquanto ele ainda é jovem para conseguir um cão bem comportado quando ele for mais velho.
Os tibetanos são uma raça de alta energia e devem ter oportunidades de se exercitar todos os dias.
O terrier tibetano é muito voltado para a família e fácil de treinar, se você tiver o respeito dele. A raça fará o possível para agradá-lo.
Os terriers tibetanos são uma raça resistente e livre de muitas doenças. O único problema que eles tendem a ter é a sensibilidade às pulgas. Se seu animal de estimação estiver coçando excessivamente, consulte seu veterinário.
Esta raça de terrier é um saltador poderoso e pode pular até o dobro de sua altura. Se você estiver mantendo o seu Terrier Tibetano em um canil ou área cercada, tome cuidado extra para que a cerca seja alta o suficiente ou tenha uma parte superior.
Os Terriers Tibetanos são uma raça independente, inteligente e fácil de treinar. Eles são um animal de estimação gentil, caloroso e afetuoso. Procure um criador de confiança para comprar seu novo filhote. Procure cachorros extrovertidos e amigáveis. Para obter os melhores resultados, você deve escolher um filhote que tenha convivido com outras pessoas desde que nasceu.
Ferramentas necessárias:
Escova de arame média a pesada
Pentear
Corta-unhas
Dicas rápidas:
O Terrier Tibetano tem uma pelagem dupla espessa e deve ser tratado regularmente.
Por volta dos dez meses, seu filhote de cachorro tibetano passará por uma troca de pelagem.