Assim como as pessoas, todos os cães têm diferentes tipos de pelo ou pêlo, geralmente chamados de pêlo de cachorro. Segue-se então que, assim como diferentes pessoas precisam cuidar de seus cabelos de maneiras diferentes, a pelagem de um cachorro também deve ser cuidada de maneiras diferentes. Além disso, diferentes tipos de ano exigem diferentes formas de cuidar da pelagem do seu cão devido às estações de queda ou de não queda.
- É importante cuidar do cabelo do seu cão todos os dias, independentemente da estação do ano. Uma simples escovagem e / ou penteação será suficiente para a maioria das raças. Os cães nem sempre gostam disso, por isso é importante que você mantenha a calma para ajudá-los. Com o tempo, espera-se que seu cão se acostume, se não mesmo comece a gostar.
- Quando os cães não estão largando muito, as raças de pêlo comprido podem ficar emaranhadas. Se isso acontecer, é preciso cuidar imediatamente, caso contrário você corre o risco de piorar muito, ou causar danos permanentes na pelagem do cão ou mesmo na pele. Tente desembaraçar o tapete primeiro com os dedos, mas se isso não funcionar, corte-o com uma tesoura com muito cuidado.
- Ao dar banho em seu cão, certifique-se de ter todos os suprimentos prontos, caso contrário, seu cão poderá pular quando você estiver de costas. Em seguida, certifique-se de que seu cão esteja molhado por todo o pêlo e aplique xampu. Enxágue seu cão o mais completamente possível, torça o excesso de água e seque-o com uma toalha.
- Pulgas e carrapatos têm maior probabilidade de aparecer em um cachorro quando o tempo está mais quente. Existem várias coleiras, sprays e xampus diferentes que podem ajudar na prevenção disso. Também é uma boa ideia inspecionar o pêlo do seu cão quando ele voltar de um ambiente externo por muito tempo ou se ele estiver passando por arbustos.
- Alguns tipos de cães exigem que você os escove sozinho, enquanto outras raças exigem que você os leve a um tratador profissional. Um veterinário pode ajudá-lo nessa decisão. É claro que, embora você possa fazer a escovação sozinho, ainda assim pode desejar a ajuda de um profissional para economizar tempo.
- Depois de decidir levar seu cão a um tratador profissional, você precisará discutir com eles o corte exato que deseja para seu cão, já que o que você deseja às vezes pode ser diferente do padrão da raça. O custo do catador e a frequência da catação variam de acordo com a raça do cão.