Parece que em todo Dia de Ação de Graças o cozinheiro da família designado tenta de tudo para evitar o temido Peru Seco da Morte. De sacos de cozinhar a fritadeiras, os perus são submetidos a uma série de experiências culinárias a cada temporada de férias. Surpreendentemente, a maioria desses métodos de cozimento realmente funciona quando bem feita.
Uma dessas técnicas para segurar um peru suculento no Dia de Ação de Graças é, na verdade, muito antiga. A salga das carnes em uma solução de sal e açúcar permitiu que os colonos preservassem as carnes sem a necessidade de refrigeração. A carne enlatada, por exemplo, é uma carne salgada. Salar um peru não é tão elaborado, mas realça os melhores sabores da ave e ajuda a mantê-la úmida durante o longo período de torra. Veja como preparar um peru para salmoura ou qualquer outra ave.
Comece com um peru completamente descongelado ou fresco. Você vai querer que a salmoura líquida penetre na carne da ave, então não pode haver nenhum grande ponto congelado. Lave a ave com água fria e procure uma panela grande ou um refrigerador tipo Igloo adequado para armazenar a solução de peru e salmoura.
Mantenha o peru refrigerado enquanto trabalha na própria solução de salmoura. Existem literalmente dezenas de variações na receita da salmoura, então você pode pesquisar na Internet ou consultar um livro de receitas. A receita de salmoura mais básica pede 1 xícara de açúcar mascavo, 1 xícara de sal Kosher e um galão de água fria. Esta proporção pode ser repetida conforme necessário para cobrir perus maiores ou para salmoura outras aves.
Misture o açúcar mascavo, o sal Kosher e a água em uma panela grande e mexa até que todo o sal e o açúcar se dissolvam. Receitas de salmoura mais elaboradas exigem que ervas e frutas cítricas sejam aquecidas juntas e adicionadas à água, mas certifique-se de que a solução de salmoura esteja em temperatura ambiente ou inferior. Você não quer cozinhar parcialmente o pássaro.
Coloque o peru descongelado na panela grande ou no cooler Igloo limpo e despeje a solução de salmoura sobre ele. Você pode ter que criar um segundo lote para cobrir o peru completamente. Se o peru quiser flutuar acima da salmoura, use pratos pesados para pesá-lo. Se a refrigeração for um problema, você pode colocar gelo em cima do peru e manter a tampa do refrigerador fechada a noite toda.
Deixe o peru em infusão na solução de salmoura por 24 a 48 horas. O peru pode ser virado várias vezes durante o processo para garantir a absorção completa da salmoura. Um injetor cheio de solução de salmoura também pode ser usado nas áreas da coxa e do peito para adicionar ainda mais sabor de dentro da ave. Tente não salgar demais o peru ou deixá-lo aquecer além de 40 graus F.
No dia de cozimento do peru, remova o peru da solução de salmoura e deixe escorrer sobre uma pia. Descarte toda a solução de salmoura - não use para outras aves ou para regar. Enxágüe o peru com água fria e seque com toalhas de papel ou de cozinha limpas. Unte o pássaro inteiro com manteiga, azeite, margarina ou qualquer outro óleo de cozinha de sua preferência. Aplique uma camada generosa de especiarias de aves e asse como quiser. A salmoura não substituirá o regamento regular, mas manterá a carne da ave saborosa e suculenta.
Cuidado:
Se você suspeita que o peru foi mantido acima de 40 graus Fahrenheit por mais de duas horas, não o use.
Ao manusear aves crus de qualquer tipo, evite o contato com alimentos crus, como saladas frias. Salmonella pode ser facilmente transferida de sucos de aves crus para alimentos crus.
Dicas rápidas:
Frutas cítricas, alecrim e especiarias em conserva também podem ser adicionadas à salmoura para dar sabor adicional.
Certifique-se de limpar a panela ou refrigerador completamente após remover o peru salgado. Use água sanitária e deixe o recipiente secar ao ar. Não os use para armazenar ou cozinhar outros alimentos até que tenham sido higienizados.