Como tratar o hemangiossarcoma canino: cuidados com a saúde do cão?
Gil Pacheco de Santos
• 3 min de leitura
Obtenha informações sobre este tipo de câncer canino
O hemangiossarcoma canino é um câncer canino agressivo e altamente maligno que ataca os vasos sanguíneos. Para tratar este tipo de câncer, você precisa saber sobre os sintomas, diagnóstico e muito mais. Essas dicas devem ajudá-lo. Existem três tipos de hemangiossarcomas caninos:
Dérmico, encontrado na pele
Hipodérmico, encontrado sob a pele
Visceral, encontrado no baço e no coração, é mais comumente diagnosticado e é o mais mortal
Agora que você conhece os tipos, vamos discutir os sintomas para que você saiba o que procurar. Os sintomas incluem:
Depois de detectar os sintomas, o veterinário pode diagnosticar a doença. O diagnóstico de hemangiossarcoma canino é determinado por um veterinário usando:
Exame físico
Hemograma
Ultrassom
raios X
Exploração cirúrgica
Biópsia
O tratamento inclui:
Hospitalização para estabilizar o cão doente
IVs administrados
Transfusões de sangue, se necessário
Analgésicos, como aspirina tamponada
Antiinflamatório como Rimadyl
Cirurgia de tumor primário
Quimioterapia com medicamentos antitumorais
Cães com tumores de hemangiossarcoma apenas na pele (que não se espalharam) têm um bom prognóstico; entretanto, como o câncer geralmente está em seus estágios avançados antes de ser detectado, o prognóstico geralmente é ruim. O câncer é responsável por criar grandes tumores no baço e no coração e se espalhar rapidamente para o fígado e os pulmões. Esses grandes tumores também podem romper e matar o cão.
O hemangiossarcoma canino também é responsável por um distúrbio sangüíneo conhecido como coagulação intravascular cisseminada. Isso causa a coagulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos e também leva à morte. Sem tratamento, o cão viverá de 6 a 8 semanas a partir da descoberta do tumor. Se o cão for tratado apenas com cirurgia, ele viverá cerca de 2 a 3 meses a partir do momento da descoberta do tumor. Se o cão for submetido a cirurgia seguida de quimioterapia, demorará cerca de 4 a 6 meses a partir da descoberta do tumor. Após a decisão do tratamento, o veterinário fará um acompanhamento mensal com radiografias de tórax e exames físicos, para verificar se há recorrência.
O diagnóstico de hemangiossarcoma canino não é o que qualquer proprietário deseja ouvir de seu veterinário. As decisões que seguem este diagnóstico não são fáceis, mas são aquelas que o proprietário terá que tomar. Essas decisões envolverão muitos fatores, como:
Custo O orçamento do proprietário arcará com o custo do tratamento?
Idade do cão A idade do cão tornará viável o prolongamento de sua vida?
Saúde do cão O cão tem algum outro problema de saúde além do câncer, o que o tornaria um candidato insatisfatório para o tratamento?