Como tratar convulsões caninas: informações e cuidados com os cães?
Dr. Alan Alexandre Ávila Jr.
• 3 min de leitura
Aprenda a lidar com convulsões em cães
Se você tem um cachorro, pode estar familiarizado com um dos problemas mais comuns: convulsões. Isso pode ser explicado como um mau funcionamento do cérebro que faz com que o corpo tenha convulsões incontroláveis. Eles também podem causar perda de consciência, salivação excessiva e perda de controle do intestino e da bexiga. Esteja o seu cão tendo o primeiro ou o vigésimo primeiro, as ações que você realiza podem fazer a diferença. Aqui estão algumas dicas para que você possa fornecer ajuda adequada.
Fique calmo. Embora seja difícil manter a calma, é muito importante. Lembre-se de que ele depende de você e você deve mantê-lo calmo, como faria com uma criança pequena.
Cronometre o episódio. Na primeira vez, ele deve fazer um exame físico e exames de sangue o mais rápido possível. Porém, após a realização de um exame inicial, ele não precisa retornar ao veterinário após cada um, a menos que tenha um cluster ou que dure mais de 5 minutos.
Limpe a área. Certifique-se de que não haja nada em que o cão possa se machucar durante o episódio.
Coloque uma toalha sob a cabeça. Colocar uma toalha enrolada sob a cabeça o ajudará a evitar que ele bata com a cabeça durante as convulsões.
Não permita que ele inale nada. Se ele inalasse qualquer coisa, ele poderia sufocar e causar mais danos. Observe que eles não engolem a língua.
Após o término, a recuperação começa. Existem ações importantes que você deve realizar durante esse período também.
Dê a ele um aumento de açúcar no sangue.Níveis baixos de açúcar no sangue podem ser a causa ou o resultado desse problema. Quando ele recuperar a consciência, alimente-o com sorvete Breyers All Natural Vanilla. Cães pequenos recebem 1 colher de chá, os médios recebem 1 colher de sopa e raças grandes recebem 2 colheres de sopa. Esta pequena mordida de sorvete irá restaurar os níveis de açúcar no sangue ao normal. Depois de dar o sorvete, dê a ele alguns punhados de sua comida usual, macarrão ou arroz com manteiga, para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Certifique-se de que ele não coma sua comida muito rápido.
Fique com eles por um tempo. Você o fará se sentir seguro e protegido, o que ele pode precisar. Um pouco de tranquilidade ajudará muito.
Faça um registro do evento. Anote a data, hora e quaisquer observações que você fez. Esses efeitos podem variar da confusão à cegueira. Esses detalhes ajudarão o veterinário em seu diagnóstico.
Faça uma viagem ao veterinário. Nem todo mundo justifica uma viagem ao veterinário. Os que o fazem são:
Se o cão for um adulto saudável e esta for a sua primeira vez.
Se o cão tomar mais de um por dia.
Se continuar por mais de 5 minutos.
Continue com o tratamento. Dependendo de seu diagnóstico, o veterinário fará recomendações que podem incluir a administração de anticonvulsivantes. O objetivo é mantê-los ao mínimo, evitando efeitos colaterais graves. Siga o conselho do seu veterinário sobre a melhor forma de tratar esse problema.
Essas informações devem ajudá-lo, mas certifique-se de também dedicar algum tempo para aprender sobre as causas, pois a prevenção é sempre a melhor política.