Aprenda sintomas e opções de tratamento para ajudar seu cão
Os rins mantêm o equilíbrio correto de água e eletrólitos no sangue e servem como filtros para os produtos residuais que saem do corpo. Quando os rins não funcionam corretamente, as toxinas se acumulam no sangue, causando problemas de saúde canina. A doença renal canina é classificada como aguda ou crônica. A doença renal aguda pode afetar cães de todas as idades, tem um início súbito e os danos aos rins podem ou não ser reversíveis. A doença renal crônica afeta principalmente cães mais velhos, se desenvolve lentamente com o tempo e os danos são irreversíveis.
As informações a seguir irão ensiná-lo sobre as causas, sintomas, diagnóstico e, finalmente, como tratar a doença renal canina após o diagnóstico inicial ter sido feito.
Doença renal aguda
Causas da doença renal canina -
Trauma - Qualquer tipo de trauma que faz com que a pressão arterial caia drasticamente, como choque e perda de sangue por ser atropelado por um carro
Doença - Leptospirose (um tipo de bactéria), infecções fúngicas, doenças cardíacas
Medicamentos - Certos antibióticos e drogas quimioterápicas
Sintomas e sinais de doença renal -
Desidratação
Dor ao redor dos rins
Produção de urina baixa ou nenhuma
Diagnóstico de Doença Renal Aguda -
Exames de sangue
Urinálise
Tratamentos - os tratamentos para a doença renal aguda se concentram principalmente em tratar primeiro a causa subjacente. Outras terapias para doença renal canina podem incluir:
Fluidos IV - Ajuda a remover toxinas do corpo
Diálise temporária - se o tratamento da causa subjacente e os fluidos intravenosos não forem suficientes, a diálise temporária pode ser usada para eliminar as toxinas do corpo, dando aos rins do cão uma chance de cicatrização. Para a diálise peritoneal, o fluido é injetado na barriga e posteriormente retirado para ajudar a remover as toxinas. Na hemodiálise, uma máquina é usada para filtrar as toxinas da corrente sanguínea. A hemodiálise é bastante cara e nem todas as instalações veterinárias estão equipadas para fornecer este tratamento.
Doença renal crônica
Causas da Doença Renal Crônica - Este é um problema que pode ser causado por infecção, doença cardíaca, diabetes, envenenamento ou trauma físico. Existem também muitos distúrbios renais que estão presentes no nascimento e podem levar à doença renal crônica. Alguns deles são:
Displasia renal - os rins não se desenvolvem normalmente
Hipoplasia renal - os rins não estão completamente desenvolvidos
Doença renal policística - Cistos nos rins
Agenesia renal - um ou ambos os rins estão ausentes no nascimento
Aumento da sede e da micção - Seu cão vai beber tudo em seu prato e buscar mais e pode ter acidentes de micção em casa.
Anorexia, perda de peso
Fraqueza
Depressão
Vômito
Diarreia ou prisão de ventre
Dor ao redor dos rins
Lingua escura
A respiração cheira a amônia
Diagnóstico -
Exames de sangue
Urinálise
Raios X e ultrassom
Biópsia renal - para fazer um diagnóstico mais preciso
Tratamentos - Não há cura para a doença renal crônica. Portanto, o objetivo do tratamento é interromper ou retardar a progressão da doença para prevenir a insuficiência renal dos cães. Os tratamentos variam dependendo do estágio da doença em que seu cão se encontra. Os tratamentos podem incluir:
Forneça água em abundância o tempo todo.
Dê ao seu cão um alimento feito especialmente para cães com doença renal. Este alimento especializado possui uma quantidade reduzida de proteínas, minerais e sal.
Esteróides, transfusões de sangue ou eritropoietina para tratar a anemia.
Medicamentos anti-vômitos
Bicarbonato de sódio para ajudar a regular os níveis de pH no sangue.
Vitaminas B para compensar as vitaminas perdidas.
Fluidos intravenosos para ajudar a remover toxinas do corpo.
Ao contrário de alguns problemas de saúde canina, o prognóstico para um cão com doença renal aguda é bom, desde que não tenha havido uma quantidade significativa de danos permanentes aos rins e a causa subjacente tenha sido tratada com sucesso. A chave para a doença renal crônica é diagnosticá-la precocemente, antes que os rins sejam gravemente danificados, potencialmente dando ao cão meses a anos de vida com qualidade para viver; portanto, é vital prestar atenção aos sintomas de insuficiência renal dos cães. Se o diagnóstico não for feito até que o cão esteja em um estágio mais avançado da doença e os sintomas tenham sido ignorados, então os cuidados de suporte e / ou eutanásia podem ser as únicas opções. Potenciais demandas de insuficiência renal canina que você trabalhe junto com seu veterinário para decidir quais tratamentos são melhores para seu cão.
Dicas rápidas:
Certifique-se de que os produtos químicos domésticos estejam fora do alcance do seu cão para evitar envenenamento acidental.
Os exames veterinários de rotina em cães mais velhos podem detectar precocemente a doença renal crônica.