Como tratar a constipação em cães: sintomas e tratamento?

Qualquer idade dos cães podem ter um ataque de constipação
Todas as raças e qualquer idade dos cães podem ter um ataque de constipação, no entanto, os cães mais velhos são mais propensos à doença.

Use estas dicas de saúde canina para ajudar seu animal de estimação

Todo mundo tem aqueles dias em que você simplesmente não se sente "normal". Os caninos também. A constipação canina é uma condição que, embora não seja uma ameaça à vida, pode ser imobilizante, desconfortável e dolorosa. Aqui está como reconhecer os sintomas e o que você pode fazer para ajudar a aliviar e, melhor ainda, prevenir a constipação canina.

  1. Sintomas. Seu cão pode ter prisão de ventre se apresentar qualquer uma das seguintes condições: esforço para evacuar sem nenhum "resultado", fezes rígidas, períodos prolongados de tempo entre os movimentos, mas tentativas frequentes de defecar, inchaço, ganido ou sinais de desconforto intestinal movimentos e / ou perda de apetite.
  2. Raças / idades afetadas. Todas as raças e qualquer idade dos cães podem ter um surto de prisão de ventre, no entanto, os cães mais velhos são mais propensos à doença. Filhotes mais novos que comem coisas que não deveriam estar comendo também podem ter problemas de defecação, assim como qualquer cão que seja alimentado com certos tipos de "comida de gente" da mesa. Alimentos que contêm farinha, excesso de açúcar, arroz, laticínios e alimentos ricos em proteínas são líderes na competição da constipação. Portanto, alimentar Fido com carne, biscoitos, sorvete e sobras de comida chinesa não é uma boa ideia. Além disso, certifique-se de que seu animal de estimação não tenha acesso a objetos que possam bloquear o cólon ou os intestinos. Bloqueadores notórios são moedas, botões, chaves e qualquer coisa que um filhote decida mastigar.
  3. Causas comuns:
    • Falta de fibra. A maioria dos cães que sofrem de constipação não tem fibra suficiente em suas dietas. Uma solução simples para isso é dar-lhes alimentos ricos em fibras ou complementar suas refeições.
    • Desidratação. Os cães, como os humanos, precisam de líquido para dar a partida em seus corpos. Se o seu cão não tiver água suficiente durante o dia, ele pode ficar constipado. Resolva isso sempre tendo seu prato de água cheio de água doce. Experimente adicionar água diretamente na comida dela também.
  4. Suplementos cão: Suplementos estão disponíveis especificamente para caninos com um problema de prisão de ventre. Você pode encontrar empresas como a The Natural Canine que se especializam em soluções holísticas para constipação e outras doenças. Esses suplementos têm aditivos como acidophilus, ácido fólico e enzimas vegetais, que podem ser curas. Novamente, busque a orientação de um veterinário antes de mudar a dieta de seu cão.
    Uma solução simples para isso é dar-lhes alimentos ricos em fibras ou complementar suas refeições
    Uma solução simples para isso é dar-lhes alimentos ricos em fibras ou complementar suas refeições.
  5. Laxantes para cães. Dar ao seu cão um laxante suave, se aconselhado pelo seu veterinário, pode resolver o problema. Cães menores, obviamente, precisarão de quantidades menores de laxante do que cães maiores, portanto, certifique-se de obter a dosagem correta de um profissional.
  6. Enema. Embora não seja um pensamento agradável, seu cão pode precisar de um enema. Peça ao seu veterinário para explorar esta opção.
  7. Leite de magnésia. Uma pequena dose de leite de magnésia pode fazer o truque para Fido. Pergunte ao seu veterinário, no entanto, antes de administrar qualquer coisa ao seu cão.
  8. Abóbora em lata. Se você não quiser dar laxantes ao seu cachorro, este tratamento é um remédio caseiro que pode ser a solução perfeita. Adicionar abóbora enlatada à refeição do seu cão pode produzir um movimento bem-sucedido. Uma pequena dose de 0,13 uma colher de chá pode funcionar para um Bichon Frise, enquanto uma porção maior será necessária para um pastor alemão. Pergunte ao seu veterinário sobre esta solução.
  9. Farelo de trigo. Adicionar farelo de trigo a cada refeição pode regular o sistema do seu cão.
  10. Megaproblema: megacólon. Megacólon é uma condição na qual o cão (ou qualquer animal) não consegue descarregar os dejetos com sucesso. Um animal com megacólon tem um cólon inflamado que não pode operar normalmente. Essa pode ser uma condição séria, portanto, se você sentir que seu cão está com mais do que um simples ataque de constipação, procure a orientação de um veterinário.

Como você pode ver, existem muitas opções de tratamento para um cão constipado. Os remédios acima podem fornecer alívio para seu cão; entretanto, a melhor solução é a prevenção. Mesmo se você tiver um cão "normal", deve praticar práticas de saúde adequadas e manter seu melhor amigo livre de prisão de ventre, dando-lhe exercícios regulares, bastante água e uma dieta rica em fibras. Mesmo que ela seja sua melhor amiga, evite dar restos de mesa. Sorvete, biscoitos, pão e excesso de carne podem fazê-la feliz no presente, mas causar desconforto no futuro próximo.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail