Como treinar basquete com sucesso?

O basquete é um esporte de equipe
O basquete é um esporte de equipe, mas permite que os jogadores tirem proveito de suas habilidades individuais dentro da estrutura da equipe.

Tornando-se um treinador de basquete de sucesso

Treinar basquete é uma profissão altamente visível. Os treinadores geralmente têm fãs diretamente atrás deles e muitas vezes estão sujeitos, durante o jogo, a comentários estridentes e barulhentos, incluindo (principalmente nos níveis mais jovens) aqueles vindos dos pais e / ou outros membros da família. Os treinadores devem aprender a "fazer ouvidos moucos" aos fãs frequentemente abusivos e questionáveis. Isso é muito mais difícil de fazer do que dizer.

Você não precisa ser um "jogador estrela" para ter sucesso como treinador de basquete
Você não precisa ser um "jogador estrela" para ter sucesso como treinador de basquete.

Sem dúvida, treinar basquete, por mais competitivo que seja o esporte, não é para pessoas de coração fraco. No entanto, pergunte a qualquer treinador por perto, especialmente treinadores de jovens, e raramente você ouve palavras além de algo semelhante a: "Não consigo pensar em mais nada que eu preferisse fazer do que ajudar um jovem a realizar um sonho atlético. Esta é uma recompensa suficiente." Vejamos algumas das maneiras pelas quais você pode se preparar ao decidir entrar na arena do "treinamento de basquete".

  1. Você não precisa ser um "jogador estrela" para ter sucesso como treinador de basquete. Você, entretanto, precisa ser ou se tornar um "aluno" do jogo. O que isso significa especificamente é que você precisa conhecer o jogo; fique por dentro das novas tendências; compreender os diferentes esquemas ofensivos e defensivos; reunir um repertório de exercícios de vitória; ter uma compreensão clara da execução dos fundamentos; e desenvolver uma filosofia de treinamento próspera para você e seus jogadores.
  2. Desenvolva uma filosofia de coaching. Uma "filosofia de coaching" é uma frase que significa simplesmente desenvolver um "roteiro". Em outras palavras, desenvolver um meio e método que se tornará seu próprio roteiro pessoal para o sucesso. As filosofias de coaching levam anos para se desenvolver, mas começam no minuto em que você coloca o apito no pescoço. Além disso, sua filosofia continuará a evoluir e crescer conforme você aprende mais sobre o jogo e como lidar com os jogadores de sua (s) equipe (s).
  3. Comece com uma filosofia pequena e simples durante o seu início como treinador de basquete. Durante este tempo, estude as filosofias de coaching de coaches vencedores, bem-sucedidos e comprovados. A grande maioria deles escreveu livros sobre este assunto. Por exemplo, o mais vitorioso de todos os treinadores de basquete até hoje, Pat Summit, escreveu três livros sobre treinamento de basquete. Sua filosofia é complexa, mas simples; "O ataque vende ingressos, a defesa vence os jogos." Reach for the Summitt, de Pat Summitt.
  4. Participe de clínicas de coaching. Isso é crítico. Passe o período de entressafra frequentando algumas clínicas de treinamento. Novamente, a ênfase continua no treinamento de basquete bem-sucedido, evoluindo cada vez mais para um "aluno do jogo".
  5. Decida como implementar seu "roteiro" para o sucesso. Isso cobre uma ampla gama de tópicos. Em consideração:
    • Selecione os esquemas ofensivos e defensivos que usará na próxima temporada.
    • Divida esses esquemas em exercícios e procedimentos fundamentais que você usará para executar os sistemas.
    • Decida o (s) método (s) que você usará para convencer seus jogadores de que o (s) ataque (s) e defesa (s) que você escolheu os ajudarão a ganhar jogos.
    • Como você vai tornar as práticas divertidas? Quando os treinos não são mais inspiradores para os jogadores, eles se tornam apáticos e letárgicos. Treinar basquete envolve a criação de sessões de prática que não permitem que isso aconteça.
  6. Enfatize a perfeição quando se trata de fundamentos. Os fundamentos precisam ser praticados o suficiente para que se tornem instintivos na execução correta em uma situação de jogo.
  7. Coloque os jogadores certos nas posições certas. Bons atiradores devem fazer a maioria dos tiros e ter oportunidades para isso; bons jogadores de rebote precisam rebote e os manipuladores de bola precisam ter a bola em suas mãos.
  8. Permita que os jogadores realizem suas próprias habilidades individuais de talento. O basquete é um esporte de equipe, mas permite que os jogadores tirem proveito de suas habilidades individuais dentro da estrutura da equipe.
  9. Esteja atento aos jogadores que precisam de mais atenção e compreensão.
  10. Saiba como você disciplinará seus jogadores quando necessário. Os problemas de disciplina precisam ser interrompidos ao primeiro sinal de problema. Não deixe um problema de disciplina com um jogador se tornar um problema de equipe. Ao primeiro sinal de qualquer conflito ou atrito de equipe, traga a equipe e converse sobre isso. Não permitindo que apodreça, a maioria dos problemas pode ser resolvida rapidamente.
  11. Seja construtivo com as críticas. Elogie as jogadas excepcionais e corrija os erros de uma forma que não prejudique o "espírito" ou o entusiasmo do jogador.
  12. Mantenha um bom relacionamento com seus jogadores. É sabido que os jogadores, em particular os jogadores mais jovens, jogam melhor para um treinador de quem gostam. Isso não significa que você se tornará amigo deles, mas significa que eles sabem que você se preocupa com eles e que estão na quadra treinando basquete para ajudá-los a alcançar sua maior habilidade e nível de jogo possíveis.
Confira o e-book gratuito de treinamento de basquete de jeff & joe haefner que o ajudará a ganhar mais jogos.
Artigos relacionados
  1. Como criar um suporte para loucura de março?
  2. Como fazer crossovers de basquete assassino?
  3. Como manter o placar no basquete cinco contra cinco?
  4. Como seguir a programação dos cavaleiros?
  5. Como começar com o basquete fantasia?
  6. Como fazer um vídeo de recrutamento para basquete universitário?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail