Embora a maioria das bicicletas use titânio, grafite ou alumínio como material para os quadros, muitas ainda preferem a estrutura resistente do aço. Sim, pode não ser tão comum hoje em dia, mas ainda existem quadros de bicicletas que ainda são feitos de aço de alta qualidade. A única desvantagem do aço é que ele está sujeito à ferrugem, ao contrário de suas contrapartes de titânio, grafite e alumínio. Isso torna uma estrutura de aço de alta manutenção. Não se preocupe. Existe uma solução fácil que você pode fazer uma vez por ano para evitar a formação de ferrugem em sua estrutura.
Desmonte a bicicleta. A primeira etapa exigirá que você desmonte a bicicleta para acessar totalmente o quadro de todos os ângulos. Para fazer isso, você precisará colocar sua bicicleta em uma barra de reparo ou suporte. Prenda-o para prender a bicicleta.
Quando isso for feito, remova os suportes e manivelas. Você pode precisar sacar o manual do usuário da bicicleta para localizá-los e retirá-los adequadamente. Você também pode procurar online um passo a passo sobre isso. Em qualquer caso, uma vez removidos, remova o assento removendo todo o espigão para ele. Retire o garfo também. Isso permitirá acesso completo ao quadro.
Lubrifique. Para esta parte do processo, você terá a opção de Boeshield ou WD-40. Claro, existem outros tipos de lubrificantes e óleos que você pode usar para proteção contra ferrugem, no entanto, os 2 mencionados são provavelmente suas melhores opções. Bem, realmente se resume à sua preferência. Em qualquer caso, pegue a sua lubrificação preferida e comece a pulverizar a estrutura. O interior da moldura deve ser o seu foco, pois é aqui que a ferrugem se formará na maioria das vezes, pois a área externa da moldura provavelmente já tem proteção contra ferrugem. Agora, o óleo só pode ir até certo ponto lá dentro. Por falar nisso, você pode querer uma lata de ar comprimido. Use isso para espalhar o lubrificante mais dentro e tudo ao redor. Você pode ter que girar a própria bicicleta para que o óleo toque todas as partes do tubo. Quando isso for feito, aguarde cerca de 30 minutos a uma hora para que a lubrificação seque.
Remonte a bicicleta. Depois que a lubrificação estiver completamente seca, você pode colocar a bicicleta inteira junto. No entanto, certifique-se de engraxar todas as peças, o espigão da bicicleta, as manivelas e os suportes antes de reinstalá-los no lugar.
Ao desmontar e remontar a bicicleta, tenha muito cuidado. Algumas dessas peças, bem como as ferramentas que você usará para removê-las, têm pontas afiadas que podem arranhar a proteção contra ferrugem e pintar no lado externo da moldura. Isso pode expor o lado externo do quadro à ferrugem. Se isso acontecer, certifique-se de lixar o chip e aplicar uma camada de esmalte ou tinta.
Procedimento de manutenção
Este procedimento de manutenção específico deve ser realizado pelo menos uma vez por ano. Isso é especialmente importante se você costuma pedalar em condições muito úmidas e muito úmidas.