O caratê é uma das várias artes marciais, incluindo kung fu, jiu jitsu, tae kwon do e savate. O caratê se originou no Japão e tem sido usado para autodefesa há milhares de anos. Se você quer aprender a fazer caratê, a melhor maneira é praticar na prática em uma escola ou dojo de caratê.
Encontre uma escola de boa reputação com um instrutor e inscreva-se para as aulas. Você aprenderá o básico no início: como alongar os músculos isquiotibiais e virilha, e quais posturas usar.
Movimentos básicos do aluno
O instrutor começará a mostrar alguns katas básicos. Esses katas são uma série de movimentos de golpear, socar, bloquear e chutar que ensinam ao aluno os movimentos básicos e o equilíbrio adequado. O kata é ensinado gradualmente e se tornará mais difícil conforme você avança. Esses exercícios também ajudam o iniciante a aprender a fluidez do movimento.
Eventualmente, você começará a aprender alguns dos chutes, socos, golpes e bloqueios do caratê. Alguns desses movimentos são usados no kata, mas a maioria deles você aprenderá e praticará no dojo e em casa. Quanto mais flexível você se tornar, mais alto será capaz de chutar. Alguns chutes comuns incluem os chutes frontais e laterais. Existem também variações para esses chutes, incluindo o chute lateral pular ou o chute lateral voador. Chutes roundhouse também são populares. Os golpes incluem socos, golpes com a mão em faca e com a mão na crista.
Oponente volta dez
Depois de aprender alguns chutes e socos básicos do caratê, você começará a aprender a fazer combinações desses chutes e socos. Por exemplo, uma combinação de chute frontal, lateral e para trás em sucessão pode forçar um oponente a três ou mais metros de distância. Eles terão que bloquear e contra-atacar ou evitar o ataque de todos juntos. Você também aprenderá táticas defensivas.
As combinações irão ajudá-lo em seu maior desafio, que é entrar no ringue e lutar. A maioria dos dojos de caratê não usa anéis em si. Eles fazem os alunos se reunirem e formarem um grande círculo ou retângulo, e então os dois combatentes se enfrentam e começam a lutar. Sparring é o teste final de suas habilidades de caratê. Para ter sucesso no sparring, você precisará dominar os chutes e socos básicos, bem como as várias combinações. A prática constante tornará os vários movimentos mais naturais para você.
Aprender a fazer caratê bem requer muita prática. O caratê também é um bom exercício para controlar o peso e aumentar a resistência.