As artes marciais chinesas, conhecidas coletivamente como Kung Fu (livremente traduzido como "trabalho duro"), são bem conhecidas como um meio de aprender autodefesa, ganhar espiritualidade e cultivar ou expressar a mente e o corpo. Com isso em mente, é útil estabelecer um motivo para aprender Kung Fu. Seja para exercícios, espiritualidade, autodefesa ou apenas para escapar do estresse do dia a dia, existem alguns passos simples que podem ser dados para começar a aprender Kung Fu:
Primeiro, decida o tipo de kung fu que você está procurando. Existem estilos que enfatizam soluções rápidas e fáceis para problemas de autodefesa, enquanto há outros que se concentram no desenvolvimento do corpo e da energia. Além disso, existem estilos mais tradicionais que incorporam um pouco de tudo o que foi mencionado.
- Para uma autodefesa rápida e forte, incluindo exercícios e desenvolvimento geral do corpo, o derivado do kung fu Krav Maga, uma arte marcial israelense, é muito eficaz.
- Por outro lado, o conhecido Tai Chi é um estilo forte de kung fu para quem busca o desenvolvimento espiritual, mental e físico. Além disso, devido à sua popularidade, é fácil encontrar muitas escolas de Tai Chi [Chuan] que ensinam em conjunto com o Yoga e várias outras artes.
- Finalmente, o Wing Chun é uma grande arte marcial tradicional versátil que cobre todas as facetas acima para o autoaperfeiçoamento geral. Este pode ser um nome familiar, pois é o estilo de kung fu originalmente praticado por Bruce Lee.
Bom livro introdutório
O próximo passo, depois de decidir sobre um estilo de kung fu para praticar, é comprar um bom livro introdutório à arte. Não precisa ser nada de especial, mas deve cobrir completamente os fundamentos e todas as etapas preparatórias necessárias para começar a praticar a arte marcial. Esta é uma ótima maneira para aqueles que não estão familiarizados com as artes marciais se familiarizarem rapidamente com sua prática, e os livros ajudam a trazer a história das artes e a história de seus respectivos países.
Depois de adquirir um bom texto sobre o estilo de kung fu escolhido, é hora de procurar uma boa escola na qual a prática possa ser adquirida. Se o livro comprado não traz recomendações para escolas da região, a melhor alternativa seria pesquisar na internet ou nos diretórios locais e visitar as próprias escolas.
Esperançosamente, essas etapas darão uma ideia de como pode ser simples e divertido começar no mundo do kung fu.