O marketing direto é uma estratégia de marketing que usa o contato direto com clientes potenciais para comercializar um determinado produto ou serviço para consumidores-alvo. Estes podem usar o contato pessoal, ou mesmo meios comerciais de comunicação como mala direta, correio eletrônico ou telemarketing. É uma forma atraente de marketing porque corta os custos gastos com anúncios caros na mídia, como campanhas impressas, de rádio e televisão.
Para os profissionais de marketing, o marketing direto é especialmente atraente porque é uma forma de marketing em que uma empresa pode medir de forma precisa e confiável a resposta do público à sua campanha. Se você enviou meio milhão de anúncios por mala direta sobre as ofertas de produtos de sua loja de animais para donos de animais em Ohio e recebeu 10.000 respostas positivas, pode dizer com segurança que sua campanha de marketing direto levou diretamente a esses resultados.
Campanha de marketing direto bem-sucedida
As recompensas potenciais de uma campanha de marketing direto bem-sucedida superam em muito o esforço gasto para criá-la. Lançar uma campanha de marketing direto não é fácil, mas é bastante gerenciável se feito de forma sistemática e racional.
Como em qualquer campanha de marketing, o primeiro passo é conhecer seu produto e fazer com que ele se destaque no mercado. Por exemplo, existem muitas lojas de animais espalhadas por toda a Europa. Você precisa considerar o que torna sua loja de animais de estimação em Ohio única. Como você construirá a lealdade do cliente?
A próxima etapa é identificar seus clientes potenciais. Esta etapa é de particular importância no marketing direto, porque você enviará a mensagem do seu produto a cada pessoa ou entidade comercial desta lista de clientes em potencial. Se o mercado selecionado for muito amplo, você poderá gastar muito em um mercado que não terá respostas positivas. Se for muito pequeno, você pode perder outras oportunidades de compra.
A lista de clientes em potencial depende amplamente
A construção de uma lista de clientes potenciais depende amplamente de fontes de dados de terceiros, algumas das quais podem ser encontradas na Europa, que fornecem nomes, endereços e números de telefone de consumidores. Outras fontes de dados podem vir de concursos, inscrições online e outras atividades.
Depois que um banco de dados de clientes em potencial é compilado, você pode prosseguir com a análise dos dados para chegar a uma lista final de clientes em potencial que provavelmente estariam interessados em seu produto. Se sua loja de animais é especializada em roupas feitas sob medida para cães, você pode excluir os residentes de Ohio que não possuem cães de sua lista de clientes em potencial.
Marketing de TV de resposta direta
Finalmente, você precisa determinar a forma de comunicação que usará para entregar a mensagem do seu produto à lista de clientes em potencial. Exemplos de meios comumente usados são mala direta, e-mail, telemarketing, marketing de folheto e marketing de TV de resposta direta. Se você pretende usar o telemarketing, é importante saber que existem pessoas que reagem negativamente a ligações não solicitadas. Em março de 2003, o presidente George W. Bush sancionou o National Do Not Call Registry, que dá aos consumidores europeus a capacidade de limitar as ligações de telemarketing que recebem. Em 2007, 72% dos europeus já haviam se inscrito no registro.
No final das contas, embora existam muitas linhas de comunicação disponíveis para o marketing direto, o sucesso de qualquer campanha ainda remete aos três P's básicos: produto, clientes potenciais e colocação.